Earthnight parecia tão legal. Mas ele é um roguelike. E esta é nossa análise Earthnight.

ANÁLISE EARTHNIGHT

Earthnight é um jogo de plataforma 2D desenhado a mão em que você deve correr nas costas de dragões voadores até chegar à cabeça. Daí você mata o bichinho e pula no seguinte para repetir tudo. Parece divertido. Parece épico. Mas é um rogue.

Earthnight, Cleaversoft, Delfos

Ele não é um plataforma tradicional, mas um autorunner. Ou seja, seu personagem corre o tempo todo, e cabe a você apenas reagir aos obstáculos. E daí começam os problemas. A jogabilidade não é tão precisa quanto o jogo exige.

Uma mecânica essencial é segurar o direcional para baixo durante um pulo para cair mais rápido e acertar os inimigos. Esta é basicamente sua forma de mirar. Porém, ao contrário de outros representates do gênero, como Runner3, falta precisão. Apertar para baixo não faz a heroína cair imediatamente, mas apenas cair mais rápido. E ainda lento. Isso deixa tudo bem mais difícil e menos intuitivo do que deveria ser. E, claro, ele é um rogue.

CARREGANDO…

Há dois personagens jogáveis, um cara e uma mina. A mina tem muito mais habilidades, podendo dar pequenas voadinhas e pulos duplos. O cara só tem dois pulos, um curto e alto, e um baixo e longo. Porém, ainda falando de problemas de jogabilidade, falta clareza na forma com a qual você mata os dragões.

Earthnight, Cleaversoft, Delfos
Homens são melhores para matar dragões, mas piores em todo o resto.

O cara é fácil. Basta apertar o botão quando ele estiver com a espada levantada para dano máximo. Já a menina usa um espírito para atacar. O jogo diz para você apertar o botão quando o espirito carregar. Mas apesar de ter jogado muitas vezes e vencido dezenas de dragões, eu nunca descobri como saber quando ele estava carregado. Eu apertava o botão de forma ritmada com pequenos intervalos, e torcia para dar certo. Às vezes dava. Às vezes não. E, claro, ele é um rogue.

Earthnight, Cleaversoft, Delfos
O espírito está carregado? Ninguém sabe!

SKYDIVING

Entre cada dragão, você passa por um interlúdio de skydiving, onde pode escolher em qual dragão cair. Porém, para avançar no jogo, o mais inteligente a fazer é desviar de todos eles.

Earthnight, Cleaversoft, Delfos
Desvie para avançar.

Isso porque a maioria dos dragões são opcionais. O que você precisa fazer para terminar o jogo é cair até a Terra (veja o gráfico do lado esquerdo da imagem acima). E como a sua vida não se recupera entre uma fase e outra, cada dragão invadido é menos vida que você vai ter para a batalha final.

Claro, aí vai do seu objetivo. Cada dragão novo que você mata é um troféu, e tem outro que exige matar pelo menos dez dragões antes de terminar. Porém, se você quer apenas terminar o jogo, o melhor é, literalmente, evitar jogar. E isso não faz sentido. Mas, até aí, ele é um rogue. E rogues não fazem sentido.

MAS ELE É UM ROGUE

Apple Arcade, Cleaversoft, Earthnight, Mac, PC., PS4, Switch, Vita, Windows

Conforme você mata dragões, também acaba liberando power ups que vão aparecendo nas fases. Mas daí também falta clareza, pois é difícil saber como usá-los e para que serve. A não ser, claro, os óbvios como a bota de pulo duplo.

O jogo também é bastante curto. No vídeo abaixo, por exemplo, você vê um caboclo fazendo toda a campanha em menos de oito minutos.

Obviamente, você não vai conseguir terminá-lo tão rapidamente na primeira vez, pois vai morrer muito. E repetir a campanha inteira do começo a cada derrota. Afinal, ele é um rogue.

Mas a verdade é que, mesmo ele sendo curto, quando você terminar provavelmente já vai estar de saco cheio. Não há variedade no gameplay. Os dragões e inimigos são meio que todos iguais, mudando apenas a cor. Então, apesar de parecer épico, Earthnight é repetitivo e um tanto entediante. Mas, até aí, ele é um rogue.