Ser adulto faz com que você fique completamente alheio a algumas coisas. Por exemplo, eu nunca tinha ouvido falar de D.P.A. – Detetives do Prédio Azul. Isso não deve ser o seu caso se você tem um pimpolho para chamar de seu.

A série é a marca líder do canal Gloob, está no ar desde 2012 e já acumula oito temporadas (a nona estreia em agosto) e impressionantes 196 episódios. Trata-se de um verdadeiro sucesso entre a molecada e, como tudo que é sucesso, agora chega à tela grande.

Assistindo ao filme, é fácil entender o sucesso. Histórias de jovens detetives fazem a alegria dos pirralhos desde antes de eu nascer. Coloque um pouco de magia e pá, temos um filhinho de Scooby-Doo com Harry Potter, um hit fácil. E ele até é simpático.

PRÉDIO AZUL

Detetives do Prédio AzulOs Detetives do Prédio Azul que dão nome ao filme são três moleques que solucionam os mistérios do condomínio. A síndica do prédio é uma bruxa e ela resolve organizar uma festa de reunião da sua escola de magia. Os moleques acompanham a diversão de longe, mas bastante interessados.

Os problemas começam quando a luz acaba e, no dia seguinte, descobrem que o prédio está tomado por perigosas rachaduras. Após a análise de um engenheiro, parece que não tem outra opção. Vai ter que demolir. Danou-se. Ou melhor, danar-se-ia, não fosse a astúcia dos três detetives, que vão estranhar as rachaduras terem aparecido da noite para o dia e vão atrás de um culpado. E veja só, o culpado teria se safado se não fosse a intromissão dos jovens. Malditos jovens!

As influências são bem claras. Há, por exemplo, retratos que se movimentam na maior tradição J.K. Rowling. Assim, não dá para dizer que ele é especialmente criativo. As atuações também estão naquele nível tradicional do cinema nacional, com um texto péssimo que os atores não fazem nada para deixar mais natural.

Ainda assim, não é um filme ruim. Pelo contrário, duvido que as crianças se importem com os defeitos supracitados. O filme tem carisma, o visual é bem colorido e agradável e, pela metragem ser bem curtinha, ele não enche o saco dos adultos e até é capaz de divertir moderadamente.

Detetives do Prédio Azul

Basicamente, a aventura das crianças se resume a visitar todos os suspeitos, o que os leva a conseguir várias pistas que vão ajudá-los a solucionar o mistério. E não tem segredo, é óbvio que a coisa vai terminar no tradicional final Scooby-Doo.

Sinceramente, eu fui à seção esperando uma bomba, e saí agradavelmente surpreso. Está longe de agradar aos adultos como as animações da Pixar ou da Dreamworks, mas é recomendação fácil para as crianças e fica melhor ainda por não fazer adultos se matarem, o que não seria um final nada feliz.