Se você está há algum tempo na família Playstation, com certeza conhece a Housemarque. Eles fizeram alguns dos exclusivos para download mais populares das plataformas Sony, vários deles já fizeram parte do line-up da PS Plus, e têm características bem fortes.
Apesar de terem feito o excelente Metroidvania Outland, a Housemarque é conhecida por criar twin-stick shooters coloridos e estilosos, como Resogun e Super Stardust HD. Assim, Nex Machina pode ser considerado mais do mesmo para a desenvolvedora, mas como é tradição em seus lançamentos, é um mais do mesmo delicioso e um espetáculo visual.
O jogo é muito simples. Você se mexe com a alavanca esquerda e atira com a direita, como é tradicional no gênero. O botão L dá uma corridinha, que permite desviar de tiroteios mais apelões, e o R usa sua arma secundária, que é mais forte do que a principal e que tem alguns segundos de cooldown entre os tiros.
Quando você morre, sempre perde a arma secundária ou algum upgrade, e deve pegá-la no cenário. Caso você morra novamente antes de pegar, ela desaparece para sempre, e você perde um segundo upgrade. Assim, é difícil ficar realmente pintudo no jogo por muito tempo, pois este é daqueles nos quais você morre adoidado.
Os jogos supracitados da Housemarque são basicamente tiroteios. Você fica no mesmo cenário matando tudo que se mexe até o jogo dizer chega e o chefe popar. A única exceção em seus twin-stick shooters é Dead Nation, que tem fases propriamente ditas. Nex Machina fica num meio termo entre os dois.
Cada mundo tem 15 subfases. Quando você mata todo mundo em uma delas, vai automaticamente para a próxima em uma animação estilosa. Embora isso não seja tão legal quanto a exploração mais tradicional que temos no Dead Nation, deixa o jogo mais dinâmico e menos enjoativo do que Resogun, por exemplo.
A simplicidade do gameplay se expande para os modos de jogo. Há o tradicional arcade, no qual você faz todos os mundos na ordem, ou então você pode escolher um mundo e jogar apenas ele. Há também alguns desafios relacionados a pontos, que colocam alguns modificadores, como inimigos mais rápidos ou limite de tempo. Nenhuma novidade para aqueles que já são escolados nos games da empresa. Aliás, se você pretende encarar o modo arcade, reserve algum tempo, pois ele não salva durante o jogo. Uma partida demora entre uma e duas horas, dependendo de quanto você morrer.
Uma coisa que está faltando no lançamento é o coop online. Atualmente, há apenas coop de sofá que, a gente sabe, é mais divertido, mas nem sempre nossos amigos estão na mesma sala. Felizmente, a desenvolvedora tem tradição de atualizar bastante seus jogos, e eu apostaria o cavanhaque do Cyrino que eventualmente teremos coop online por aqui.
VISUAL SIMPLES E IMPRESSIONANTE
Assim como Resogun, o que torna Nex Machina tão divertido é a combinação de seus controles excelentes com um visual simples e impressionante. Tudo aqui é brilhante e explosivo. Os inimigos se desmontam em milhares de pixels que se espalham pela tela e somem em um efeito muito legal. Jogue com as luzes apagadas e sua sala vai parecer uma danceteria de tanto brilho e cor.
Por ser tão simples, este é um exemplo de jogos com diversão quase imediata. Sim, jogos AAA podem ser muito legais, mas é fato que sempre demora um tempinho até você entrar no clima e ter total imersão. Aqui, segundos depois de pegar o controle, você vai estar explodindo robôs, com seu controle falando o tempo todo e em uma explosão de cores. É um prazer bastante imediato. Não há história, nem level ups nem nada que tire a atenção da ação.
Este é o foco da Housemarque. Seus jogos são curtos e fáceis de aprender, mas são feitos para você jogá-los por muito tempo, como um bom arcade dos anos 90. Para aumentar o fator replay, há várias dificuldades, e seguindo a tradição do Nintendinho, jogar na mais baixa, que tem continues ilimitados, não deixa você experimentar a última fase.
Esta fase só é liberada para quem se habilitar a jogar da opção experienced para cima. Nesta dificuldade, você tem 99 continues o que, convenhamos, é quase infinito. Porém, a dificuldade dá um salto absurdo, com inimigos bem mais resistentes e em maior quantidade. Eu consegui chegar na última fase restando 50 continues, então estava bem confiante. Porém, o último chefe é realmente desafiador, e acabou levando todas as minhas vidas. Depois de tentar tantas vezes, admito que já estava de saco cheio e queria poder salvar o jogo e continuar depois, o que infelizmente não é uma opção.
Pensei que poderia selecionar esta fase depois e de fato uma vez que você chega nela, isso é possível, mas não dá para jogá-la na menor dificuldade, apenas da experienced em diante. E, claro, para o jogo reconhecer que você o terminou – e levar o troféu apropriado, você deve jogar todas as fases em sequência no modo arcade.
Eu joguei muitas horas de Resogun e de Super Stardust, e me vejo jogando Nex Machina por bastante tempo também. Se você curte a mistura de um visual estiloso com desafio alto e grande replayability, este é ainda melhor do que os jogos anteriores da Housemarque e vale muito a compra.