O sonho nerd de controlar o computador no estilo Minority Report está um passo mais próximo de se realizar.
Na apresentação da Microsoft na CES (Consumer Electronic Show) foi anunciada a chegada oficial do Kinect para Windows.
É claro que nem tudo são flores, e a versão do Kinect que 18 milhões de pessoas já compraram para usar no Xbox 360 não vai funcionar no PC. Durante o anúncio de lançamento, não foi citada nenhuma mudança de hardware ou software que justifique a falta de compatibilidade, a Microsoft apenas diz que os dois Kinects são produtos diferentes e ponto final.
Diferentes eles até são. Em dois pontos: distância de reconhecimento e preço.
Enquanto no Xbox você precisa de pelo menos dois metros de distância para ser reconhecido pelo sensor, no PC seus movimentos já serão capturados a partir de 50 cm. E mesmo com a versão Xiscaixa sendo vendida por 129 dólares com o jogo Kinect Adventures incluso, no PC o brinquedo vai custar 249 dólares e nada de aventuras do Kinect no pacote.
Acho que não seria difícil para a Microsoft ter investido em uma solução que reduzisse a distância mínima para a captura dos movimentos sem a necessidade de se trocar todo o aparelho. Algo como essa lente aqui.
Já a falta de um game no pacote, o próprio discurso durante o lançamento e até o fato do anúncio ser feito na CES e não na E3 ou Tokyo Game Show, mostram que a empresa aposta no Kinect para Windows como uma ferramenta de interação com o sistema e não tanto para games de PC. O Kinect tem tudo para ficar matador em conjunto com a interface do Windows 8 e faz muito mais sentido do que telas sensíveis ao toque em desktops.
Eu guardei o último desgosto para o final. Adivinha quem não está entre os países que receberão o Kinect para Windows no lançamento em primeiro de fevereiro? Acertou se disse Brasil! A chegada dele aqui na nossa república ainda não tem data marcada, então eu diria que só depois do carnaval mesmo. 🙂