Continuando a novela “PSN fora do ar”, finalmente Geohot, o sujeitinho que hackeou o PS3, dando início a todos esses problemas, se manifestou no seu blog.
Obviamente, ele diz que não foi o autor da invasão, mas diz que o verdadeiro culpado disso tudo foi a arrogância da Sony e sua insistência em alienar a comunidade hacker.
E eu concordo, em partes com ele. Não gosto dele por ter dado início a isso. Quando ele foi processado pela Sony e respondeu com um rap desafiando a empresa a mostrar isso no tribunal, me convenci de que ele era legalmente retardado. Agora, com esse texto, ele subiu na minha opinião. Continua sendo um imbecil, mas pelo menos é um imbecil mais sensato do que parecia.
Não dá para negar que toda essa shitstorm começou unicamente por causa dele. Mas é fato que a forma como a indústria dos games vem tratando seu público está cada vez menos amigável (e isso já foi abordado aqui em uma pá de textos reflexivos), então é natural que eventualmente o povão manifestasse sua indignação, seja através de destravamentos ou de invasões.
No texto, Geohotz também diz para o hacker não vender os dados das pessoas. E, cá entre nós, acho bem provável que ele não faça isso mesmo. Não duvido que tenha sido um ataque mais ideológico do que financeiro. Além disso, quanto mais o cara espalhar essas infos, mais pistas vai deixar para ser encontrado. E se ele for encontrado… bem, eu não gostaria de estar na pele dele.
Se você se interessou, vale uma lida, tanto no texto do Geohotz quanto nos comentários. Tem muita gente ali acusando o sujeito de ter iniciado isso, e inclusive algumas respostas dele a esse argumento. Se você está com uma tarde ociosa, vale a leitura. Afinal, a gente não pode jogar online mesmo. =D