Top 5: Heróis secundários da DC

0

Quando você é iniciado na fina arte das histórias em quadrinhos, obviamente começa lendo as histórias dos heróis mais conhecidos e populares, tipo Homem-Aranha, Batman, Superman, X-Men. Aí você descobre sua predileção por determinada editora (no meu caso, a DC Comics). Por fim, quando já está bem encaminhado no universo de super-heróis, começa a tomar um carinho especial por outros personagens menos conhecidos, mas muito bacanas.

Sendo meros coadjuvantes ou tendo revista própria, são aqueles heróis desconhecidos do público leigo, cujas revistas não são campeãs de venda, mas têm uma sólida base de fãs e mesmo com participações às vezes pequenas nas megassagas da editora, roubam a cena.

O Top 5 de hoje é destinado a homenagear os meus cinco heróis secundários favoritos da DC Comics. Aqueles que me ofereceram boas horas de entretenimento e diversão sem fim quando as tramas dos heróis principais estavam horríveis, ou simplesmente quando queria ler algo mais leve e constante.

5 – O Caçador de Marte

Quem é: J’onn J’onnz, o último marciano que restou, veio buscar um novo lar no planeta Terra e foi muito bem acolhido pelos heróis mais poderosos do mundo, a Liga da Justiça.

Por que é legal: Porque pouca gente sabe que ele é na verdade mais poderoso do que o próprio Superman. Além de ter quase todos os poderes do kryptoniano, J’onn ainda é telepata, transmorfo e consegue ficar intangível. No entanto sua grande fraqueza é bem mais comum do que uma pedra de kryptonita. Ele não suporta o fogo, então qualquer fósforo aceso é capaz de apavorar o marciano. Ah, ele também é um grande apreciador das bolachas Oreo, e isso é muito legal.

Por que é secundário: O Caçador de Marte (ou Ajax como era conhecido no período da editora Abril) foi integrante de quase todas as formações da Liga da Justiça, mas somente há alguns anos ganhou uma revista própria nos EUA, que foi rapidamente cancelada pelas vendas baixas. Da última vez que chequei, personagem sem revista própria é secundário.

4 – Besouro Azul e Gladiador Dourado

Quem são: O Besouro Azul é Ted Kord, um inventor que assumiu a identidade do Besouro de seu antecessor, Dan Garrett, e partiu para a carreira de combatente do crime. Já o Gladiador Dourado é Michael Jon Carter, um ex-astro do futebol americano no século 25 (isso mesmo) que, durante um trabalho de vigia noturno num Museu de Metrópolis, ficou fascinado pelos heróis do século 20. Roubou um anel de vôo da Legião dos Super-Heróis e o cinto de campo de força de Brainiac 5, entrou numa máquina do tempo e veio para a nossa era tentar a carreira super-heróica. O Besouro Azul e o Gladiador Dourado integraram a Liga da Justiça durante sua fase humorística e se tornaram melhores amigos.

Por que são legais: Primeiro, para explicar porque os dois estão juntos no mesmo tópico. Eles só são tremendões quando estão juntos. Separados não têm a menor graça. Segundo, porque eram os caras mais engraçados da Liga na fase de Keith Giffen, JM DeMatteis e Kevin Maguire, praticamente uma sitcom em quadrinhos. E terceiro, a clássica risada Bwah-há-há! Mas, infelizmente, parece muito improvável vê-los juntos novamente, já que o Besouro foi assassinado no que pode ser considerado o estopim da Crise Infinita e o Gladiador aparentemente também bateu as botas na maxissérie 52.

Por que são secundários: Porque fora não terem títulos próprios, só funcionam no contexto humorístico. Não dá para levar esses caras a sério (ainda bem).

3 – Arqueiro Verde

Quem é: O milionário Oliver Queen, que, ao ficar perdido numa ilha deserta, teve de aprender a se virar. O cara acabou desenvolvendo uma habilidade fantástica no manejo do arco e flecha e, quando retornou à civilização, decidiu continuar usando seus dons para ajudar a população de Star City, tal qual um Robin Hood moderno.

Por que é legal: Porque Oliver tem uma personalidade e tanto. Ele é totalmente liberal, vê o mundo de forma mais realista que os outros heróis, não hesita em falar suas opiniões e, quando é preciso, diz umas verdades até para Batman e Superman. Ah, ele também é um tremendo mulherengo e não resiste a um rabo de saia. Vide seu eterno rolo com a Canário Negro (aquela que anda por aí com meias arrastão). Este sabe viver.

Por que é secundário: Porque só recentemente, com a reformulação de Kevin Smith (ele mesmo) o Arqueiro realmente virou um personagem popular. De fato, um dos mais adorados da DC. Antes, seus títulos viviam na corda bamba e as baixas vendas fizeram com que se tomasse a decisão de matá-lo e substituí-lo por um Arqueiro mais jovem, Connor Hawke, filho de Oliver. Mas Smith o trouxe de volta com maestria e atualmente o roteirista Judd Winick vem mantendo o nível das boas histórias.

2 – Asa Noturna

Quem é: Dick Grayson, o primeiro Robin. Ele cresceu e decidiu sair da sombra do Batman. Mudou de uniforme e identidade, tornando-se o vigilante conhecido como Asa Noturna. Foi líder dos Novos Titãs, atualmente integra os Renegados e até já liderou, por indicação do próprio morcego, a Liga da Justiça, durante a saga A Era Obsidiana.

Por que é legal: O Asa Noturna, tendo sido discípulo de Batman, é tão bom e obcecado no combate ao crime quanto seu mestre. No entanto, ele não tem os problemas psicológicos e as mesmas perturbações do morcegão, tornando-o um herói muito mais equilibrado e sensato. E por conseqüência, suas histórias são mais leves e mais bem humoradas.

Por que é secundário: Ora, o cara começou a carreira como ajudante. Isso é muito secundário. Ele também não é muito conhecido fora do círculo de leitores da DC. No Brasil, as histórias de seu título estadunidense só eram publicadas quando tinham ligação com alguma saga do Batman, mas a Panini resolveu dar uma chance para o cara e agora suas histórias solo saem todo mês na revista do Batman. E você também pode acompanhá-lo nas aventuras dos Renegados.

1 – Aquaman

Quem é: Arthur Curry, o defensor dos oceanos mais conhecido como Aquaman e possivelmente um dos super-heróis mais sacaneados de todos os tempos, vide as divertidíssimas vinhetas do canal por assinatura Cartoon Network.

Por que é legal: Ora, vamos, respirar debaixo d’água é um poder bacana. E falar com os peixes também. Eu juro, não estou sendo sarcástico! Por alguma razão inexplicável eu sempre fui fã do Aquaman. E na época em que ele teve a mão devorada por piranhas eu não perdia uma história.

Por que é secundário: Aquaman é um caso à parte. Ele, de fato, é um dos medalhões da DC, mas as baixas vendas de seus títulos e a inaptidão dos roteiristas de criarem boas histórias com o personagem acabam por transformá-lo num coadjuvante de luxo. Até recentemente no Brasil, ele podia ser visto em pequenas pontas nas histórias da LJA e só. Mas, há pouco tempo, a Panini passou a publicar a nova fase de seu título estadunidense. Só tem um porém: trata-se de outro sujeito que tomou o título de Aquaman para si. Aí não tem graça. Realmente uma pena com um personagem que merecia um destino melhor. Sem brincadeira, eu estou falando sério, por que você está rindo?

Rá, aposto que por este primeiro lugar você não esperava, hein? Pois é, estes foram os meus cinco coadjuvantes da DC favoritos. Daqueles que eu não perco uma história e torço para um dia terem a mesma exposição que os personagens mais populares. Se você nunca leu uma história com os aqui listados, fica a dica: dê uma chance a eles, vai ser diversão na certa. E você? Quais são seus personagens secundários favoritos?

Galeria

Galeria