Blue Prince é a definição de “universal acclaim“. Saiu do mais absoluto nada para se tornar um dos games mais bem avaliados do ano e um sério concorrente a jogo do ano. Por ser um game de quebra-cabeças e roguelike, duas coisas que não gosto, inicialmente passei longe. Porém, os elogios foram tantos que fiquei curioso, e dei um jeito de pegar um código de review pouco depois do lançamento.

Mas eu sinceramente não esperava gostar. Achei que ia jogar um pouquinho, encher o saco logo, e escrever um artigo de impressões naquele esquema “é legal, mas não é para mim“. Pois 10 horas depois, cá estamos. Eu AINDA estou jogando Blue Prince, me diverti muito com o jogo e agora estou escrevendo um review completo. Mas que puxa, não é mesmo?

REVIEW BLUE PRINCE

Blue Prince é um jogo de primeira pessoa focado em quebra-cabeças. Ele lembra bastante Myst, apesar de ter gráficos desenhados e claramente menos orçamento. Mas é muito bonito mesmo assim. No audiovisual, eu só criticaria a parte sonora. Às vezes tem música e um ou outro barulho, mas Blue Prince é um jogo bastante quieto. Enquanto jogava, os carros na rua faziam mais barulho do que minhas caixas de som.

Blue Prince, Dogubomb, Raw Fury, Delfos

Assim como em Myst e, especialmente Riven, os quebra-cabeças são, sim, um tanto chatinhos. Pelo menos para mim. Em sua maioria, envolvem observar os cenários em busca de dicas para conseguir códigos e dicas de como prosseguir. Isso não me agrada e, sinceramente, me falta saco. Sempre que via algum quebra-cabeça claro e complicado, especialmente dependente de códigos, ia imediatamente no celular buscar a solução. Sim, sei que não é assim que se aproveita um jogo de puzzles, mas realmente não gosto de decifrar códigos.

A questão é que, mesmo assim, ainda me diverti e aproveitei bastante tudo que Blue Prince oferece. É bem fácil perceber porque, para alguém que curte solucionar essas coisas, este se tornaria um dos melhores jogos de 2025.

UMA CASA CUIDADOSAMENTE PLANEJADA

Um quebra-cabeça permanente, que eu gostei de tentar resolver, é a construção da casa. Seu objetivo é encontrar um quarto secreto em uma casa que é construída todos os dias. O quebra-cabeça a que me refiro é que, cada vez que você interage com uma porta, tem três opções do que construir do outro lado. A planta da casa sempre mostra, do outro lado, uma tal de antechamber, que suponho que é um dos grandes objetivos.

Blue Prince, Dogubomb, Raw Fury, Delfos

Então a pegada é que você deve ir construindo seu próprio labirinto para chegar lá, com salas aleatórias que trazem dicas, itens ou desenvolvimento da história. Você vai construindo até não ter mais saída, ou até acabar seus “passos”. Este é um medidor que cai toda vez que você muda de sala, trazendo um custo real para o backtracking. Quando isso acontece, você é obrigado a encerrar o dia e, no dia seguinte, começar a construir tudo do zero.

Como a maioria das pessoas, eu comecei tentando construir um caminho reto para chegar na antechamber, mas depois comecei a jogar com mais cuidado. Primeiro foquei em construir salas que nunca tinha visto antes, na esperança de ver mais da história, receber dicas vitais ou, de preferência, upgrades permanentes. Depois percebi que as salas mais avançadas exigem mais recursos, enquanto as iniciais fornecem mais recursos. Chaves para abrir as portas, joias para serem construídas, essas coisas. Então o ideal é começar cada dia acumulando itens, e só depois que estiver satisfeito com seu inventário, se preocupar com o caminho.

POXA, BLUE PRINCE

Blue Prince, Dogubomb, Raw Fury, Delfos
Minha casa mais avançada até o momento, com uma porta que leva à antechamber, mas sem possibilidade de abri-la ou de construir mais.

Um grande problema é que as salas que aparecem são aleatórias, e muitos dos quebra-cabeças dependem de duas ou mais salas específicas, construídas em proximidade. Assim, é bem comum você ficar travado mesmo sabendo o que deve fazer, refém da aleatoriedade.

Fiquei extremamente frustrado, também, quando finalmente consegui chegar à tal antechamber, apenas para descobrir que para abrir cada uma de suas portas, precisava ter feito coisas específicas naquele mesmo dia. Isso me brochou para continuar, então a verdade é que eu não terminei Blue Prince. Pelo menos não até o fechamento deste review. Pode ser que venha a terminar um dia, talvez antes até mesmo de este texto ser publicado. Mas joguei bastante, a ponto de minha opinião estar formada. Foram mais de 10 horas e curti bastante todo o tempo que passei com o jogo. Nada mal para algo que pensei que dificilmente jogaria por mais de 30 minutos.