Phantom Breaker Battle Grounds, Phantom Breaker, Rocket Panda, Battle Grounds, Delfos

Phantom Breaker Battle Grounds é um jogo originalmente lançado para Xbox 360 em 2013, mas que depois foi relançado em diversas plataformas, incluindo Switch e PS4. O curioso disso é que esta versão Phantom Breaker Battle Grounds Ultimate também sai para o Switch e o PS4 (além de Xbox One, Xbox Series e Windows), o que faz com que os  consoles tenham duas versões do mesmo jogo. Curioso, não?

O QUE É PHANTOM BREAKER BATTLE GROUNDS ULTIMATE?

Phantom Breaker Battle Grounds, Phantom Breaker, Rocket Panda, Battle Grounds, Delfos
Jogar com o caminhão é muito divertido.

Phantom Breaker Battle Grounds Ultimate é um remake em Unreal Engine 5, que inclui as tradicionais melhorias de gráficos e framerates, mas também traz uma pá de personagens controláveis. No modo história, você pode escolher apenas as quatro protagonistas. No modo arcade, tem várias das personagens principais (chefes, em especial), mas no modo co-op dá para jogar com praticamente qualquer inimigo do jogo. Jogar com o caminhão é algo totalmente quebrado, mas ao mesmo tempo muito divertido.

O jogo em si é como sempre foi, um beat’em up em sidescroller, mas com apenas dois planos. Ou seja, a movimentação para cima e para baixo não é livre como num Streets of Rage. Isso faz toda a diferença, uma vez que os inimigos ficam em linha, e você bate em mais de uma dezena deles com os mesmos golpes. É uma deliciosa bagunça.

SIMPLES E GOSTOSO

Phantom Breaker Battle Grounds, Phantom Breaker, Rocket Panda, Battle Grounds, Delfos

Conforme você ataca os desafetos, eles vão soltando moedinhas e rubis, acrescentando à bagunça da pancadaria. Mas talvez o mais legal em Phantom Breaker Battlegrounds é sua simplicidade. Sabe aqueles jogos que você pega só pra dar uns soquinhos e sair feliz? Pois aqui está. Não tem microtransações nem crafting, os cosméticos e personagens já começam desbloqueados e dá para fazer a campanha inteira em cerca de 60 minutos.

Tudo isso é potencializado por um tremendo impacto visual. A pixel art é extremamente bonitinha, e há três versões diferentes das músicas, todas muito legais. Os cenários são elaborados e bonitos, e quase o jogo inteiro é um enorme prazer. A exceção são as duas últimas fases, que trazem um cenário tão sem inspiração, sem cores e sem detalhes, que dá a sensação de que o foi feito por IA. Isso é um tanto grave, uma vez que são apenas oito fases, mas a boa notícia é que as outras seis são muito legais.

PHANTOM BREAKER BATTLEGROUNDS ULTIMATE

Phantom Breaker Battle Grounds, Phantom Breaker, Rocket Panda, Battle Grounds, Delfos
O cenário da última fase é muito sem graça.

Como um beat’em up de outrora, Phantom Breaker Battlegrounds Ultimate traz mecânicas gostosas e gráficos chamativos para incentivar replays constantes de uma campanha curta. Como há uma enorme quantidade de personagens, apesar de as fases serem as mesmas, a porradaria pode ficar bem diferente dependendo da sua escolha. Minha birra com ele é que, na versão do Xbox Series, há conquistas que dão apenas um ponto, ou 12 pontos, o que significa que se você jogar no console da Pequenomole, seu placar vai ficar quebrado. Odeio jogos que fazem isso, e acredito que é um problema que não existe nas outras versões.

Então jogue Phantom Breaker Battlegrounds Ultimate. Se você, como eu, é fã de andar para a direita e dar soquinhos em personagens muito maiores que você, há muita diversão por aqui.