Antonblast é um jogo delicioso que tem a maior cara e jeitão de jogos de Mega Drive. Tem aquela atitude noventista, cultura urbana, personagens marrentos. Mas ao mesmo tempo tem uma enorme quantidade de explosões e peças móveis que nunca seriam possíveis no 16-bit da Sega.
Review Antonblast
Antonblast é um jogo de plataforma 2D em fases extremamente cinético. Pense em um Sonic mais marrento. Todas suas habilidades envolvem movimento. Ao invés de pulo duplo, você precisa martelar o chão para pular mais alto da segunda vez. Seu ataque tem a ação de um dash. E mais, se você continuar apertando o botão de ataque no timing correto, você continua correndo, através de inimigos e de obstáculos. Antonblast simplesmente não quer que você pare de se mexer.
As fases potencializam isso. Apesar de lineares, são tão grandes que é possível se perder. Além disso, chegar ao final de uma fase inicia a happy hour, um desafio extra e não opcional que te faz voltar até o início com limite de tempo. Não sei como me sinto sobre isso. Não gosto de ter que voltar o caminho, mas o layout fica suficientemente diferente na volta, e o limite de tempo dá ao gameplay um jeitão de speedrun que é até gostoso graças à movimentação bacanuda.
Criatividade
As fases de Antonblast transbordam criatividade, mas talvez isso fique ainda mais claro nos chefes. As batalhas com os chefes trazem usos criativos da sua movimentação, e normalmente usam efeitos que eram o ápice da tecnologia no 16-bit, como zoom e rotação.
Apesar de ter gostado da maioria das batalhas com os chefes, tenho dois problemas. A quantidade deles e a duração das batalhas. Alguns, divididos em vários estágios, felizmente têm checkpoints durante a luta, mas mesmo assim são muito longos. Por outro lado, as fases economizam nos checkpoints, então não é raro voltar muito quando morre.
Antonblast e a ludocinética
Isso tudo culmina em uma última fase longa e difícil, sem checkpoints. É o tipo de coisa que a Nintendo coloca como desafio opcional, mas aqui faz parte da campanha. Adivinha se eu não fui obrigado a desistir na última fase?
Antonblast é um jogo muito gostoso, especialmente para hiperativos como você e eu. Sinto que ele exagera um pouco na frustração, com chefes difíceis e checkpoints limitados nas fases. Mesmo assim, é uma campanha divertida e bastante aprazível, inclusive mais longa do que pode parecer numa analisada por cima.