Redacted e a Striking Distance Studios são um microcosmo do mercado e da indústria dos games. O estúdio começou sua vida tentando ressuscitar as glórias do passado e de Dead Space com The Callisto Protocol. O resultado foi um jogo fantástico, que considero, sem brincadeira, um dos melhores da geração atual. Mas ele foi um fracasso crítico e comercial. A mensagem era clara: “o mundo dos games não quer mais jogos lineares e curtos que transbordam atmosfera. Nós queremos roguelikes no baixo orçamento e mundo aberto no alto”.
ENTRA REDACTED
[Redacted] é um roguelite claramente feito com muito menos dinheiro do que Callisto Protocol. Ele aproveita boa parte do trabalho envolvido na criação da IP, como a temática e o design dos monstros e armas. Mas a atmosfera é bem diferente e mais comercial. O visual é desenhado. As músicas são temas de rock animadinhos e empolgantes. Todo o parco roteiro transborda um humor muito mais próximo de Helldivers do que da tensão de Callisto Protocol.
A diferença entre os dois jogos é como ver uma história mais séria transformada em Lego. Agora é tudo bonitinho, engraçadinho, divertido. Veja só, até consertaram as luzes da prisão, pois [Redacted] é bastante claro e dá para ver tudo.
A TEMÁTICA DE REDACTED
[Redacted] acontece durante a história de seu irmão mais velho. O bicho está pegando (literalmente) na prisão e você controla um de muitos guardas a fim de alcançar e usar o único pod de escape. Isso é a desculpa para a única coisa que [Redacted] oferece que não vi em outros roguelites: tem outras pessoas tentando escapar ao mesmo tempo.
Estes, que são chamados de rivais, estão sempre correndo contra você. Você consegue atacá-los de tempos em tempos, com dano direto ou bloqueando suas portas por alguns segundos. Se conseguir alcançá-los, rola uma luta de chefe, que é independente dos chefes normais que guardam a saída da área.
Na maior parte do tempo, eles estão lá para fazer pressão de tempo, serem atacados ou atacarem com debuffs próprios. Estes debuffs vão do inconsequente, como apagar as luzes, a coisas realmente chatas, como bloquear sua tela quase inteira durante uma sala de combate.
A FILOSOFIA DO EU TAMBÉM
Tirando os rivais, no entanto, [Redacted] é provavelmente o jogo mais “eu também” desde Concord. O jogo é basicamente Hades na prisão. Você vai de uma sala de combate para outra, e pode escolher sua saída, o que afeta a recompensa da próxima sala, mas não o caminho ou duração da fase. Há um monte de moedas permanentes e cada uma compra uma coisa, que pode ser armadura, habilidades ou armas, entre outros.
Depois de uma quantidade pré-fixada de salas, você encontra um chefe. Vença e vá para a próxima área. São quatro áreas. A seu favor, [Redacted] é rápido. Como as partidas duram de cinco a 20 minutos, é muito fácil pensar “vou mais uma vez”, o que é essencial para o gênero. Mas nada muda o fato de que você vai cansar de repetir a primeira fase.
STRIKING DISTANCE É O PEDIGREE, MAS [REDACTED] É GENÉRICO
Quanto mais você joga, mais upgrades permanentes vai comprando, então a ideia é deixar o jogo cada vez mais fácil até você conseguir terminar. Não gosto dessa fórmula, mas é o que tem pra hoje.
Assim como Suicide Squad, [Redacted] é um jogo genérico feito para ganhar uns trocados, que só ganha alguma atenção por vir de um estúdio famoso conhecido por outros gêneros. Eu fiquei chateado por The Callisto Protocol ter falhado tão forte, mas se [Redacted] representa o que podemos esperar da Striking Distance Studios no futuro, eu simplesmente não tenho mais um cavalo nesta corrida. Você tem?