Tem uma galera que não sabe disso, mas a From Software já fazia jogos muito antes de Demon’s Souls. E mesmo entre os que sabem, muita gente não teve oportunidade de jogar estes lançamentos mais antigos. Um dos mais raros é Metal Wolf Chaos, jogo de ação que saiu em 2004 apenas para o primeiro Xbox, e só no Japão. Daí entra a Devolver Digital e este Metal Wolf Chaos XD.
METAL WOLF CHAOS XD
Metal Wolf Chaos XD não é um remake ou um remaster. É, na verdade, apenas um relançamento, que visa possibilitar que mais pessoas conheçam Metal Wolf Chaos. O jogo foi minimamente alterado, basicamente para que seja jogável em equipamentos modernos. Segundo a própria Devolver, estas são as atualizações feitas nesta versão:
“Texturas Upscaled: A General Arcade trabalhou com a FromSoftware para melhorar e limpar as texturas (upscale) para um melhor resultado em telas de 1080p ou 4K modernas.
Interface de usuário redesenhada: o estilo e o layout da interface do usuário permanecem como estavam na versão original, mas foram redesenhados desde o início para se adaptarem bem com as telas modernas.
VO remasterizado: os arquivos de voiceover foram remasterizados dos originais para melhor fidelidade de áudio, mas as vozes e o conteúdo em si não foram alterados.”
TEMÁTICA GOD BLESS AMERICA
Metal Wolf Chaos é um jogo de ação bem-humorado com uma temática exagerada e divertida. Basicamente, houve um golpe de Estado nos EUA, eliminando a liberdade da população. A única solução, portanto, é o próprio presidente vestir um mech e sair por aí explodindo os malditos anti-democratas.
É uma patriotada tão ridícula quanto divertida. Mais curioso ainda é lembrarmos que foi desenvolvido por uma empresa japonesa e que até hoje nunca tinha sido oficialmente lançado fora do Japão. É também muito diferente dos temas budistas e ambientes opressores com os quais a From passou a trabalhar quase exclusivamente depois que criou a série Souls.
GAMEPLAY FRACO
O jogo em si é um run and gun bem fraquinho. Apesar da temática estadunidense, o jogo tem um funcionamento semelhante a séries japonesas como Dynasty Warriors. Ou seja, você é dropado em um mapa, tem alguns objetivos a cumprir, e daí vai para o seguinte. Eventualmente, popa um chefe.
O legal é que o senhor presidente é armado até os dentes. Dá para equipar uma pá de armas, e ainda é possível fabricar diversos outros tipos entre as missões. Ao apertar o bola, o mech se abre e todas as armas ficam visíveis para você escolher duas para explodir a galera.
Na verdade, o mech aparenta ser tão poderoso que eu pensei que finalmente ia ter a oportunidade de jogar algo da From sem ter que ficar com raiva e frustrado. Isso não aconteceu.
FRUSTRAÇÃO DA FROM
A primeira fase é um tutorial no qual dá para você ir praticamente correndo até a saída. Fácil, fácil. A segunda é um pouco mais envolvida, mas muito mais chata. Ela exige que você destrua equipamentos inimigos espalhados pelo mapa. Na prática, você anda até as bolinhas marcadas, para em frente ao alvo e fica segurando os dois gatilhos por cerca de um minuto até a instalação cair. Não é difícil. Pelo contrário. É simplesmente entediante.
O problema é que há literalmente dezenas dessas instalações, e todas demoram muito para explodirem, mesmo com tiros de armas poderosas, como bazucas. E daí chega ao clímax da fase. Isso aqui:
Cada “target” que você vê na imagem acima exige um tiro de bazuca para sumir. E você precisa destruir todos. Um a um. UM A FUCKIN’ UM. No total, esta fase demora mais de 30 minutos até você destruir tudo. E é muito entediante. O jogo já não estava me empolgando na primeira fase, que era mais direta ao ponto. Nessa então, começou a dar raiva.
E daí, depois de destruir tudo, ela não acaba, mas aparece um chefe. Um big fuckin’ tanque. O primeiro problema é que as dúzias de targets da imagem acima acabam com a sua munição de bazuca, e daí você é obrigado a destruir o tanque com armas menos poderosas. Mas vá lá, ele nem é tão difícil. É só uma esponja de balas. Na verdade, até chegar a este chefe, eu nem sabia onde no hud estava minha vida (como você percebe pelas imagens, o hud é super poluído).
Apesar de o chefe não ser exatamente difícil, ele te mata rapidamente. Por exemplo, na imagem acima, eu tinha metade da vida, e o tanque estava quase morrendo. Cinco segundos depois, ele me matou.
FROM, SABIA QUE EXISTE CHECKPOINT?
E daí entra a trueza ridícula que permeia todos os jogos da From. Ao morrer, você volta para o início da fase, e perde tudo que adquiriu nela. Se pelo menos os pontos fossem mantidos, seria possível criar armas mais poderosas e tentar de novo, mas ele só salva o loot se você vencer.
Então veja, este chefe, que não é difícil, vem ao fim de uma fase que pode ser definida como 30 minutos de tédio absoluto. E quando ele te mata, exige que você faça tudo de novo. Do zero. Se tivesse comprado Metal Wolf Chaos, teria desistido depois da primeira derrota. Como estava jogando a trabalho, eu insisti. E insisti. E insisti mais um pouco. Perdi uma tarde inteira tentando vencer o chefe.
E de novo, ele não é especialmente difícil. Tivesse um checkpoint antes dele, tenho certeza que conseguiria vencê-lo em algumas tentativas. Porém, ter que repetir uma fase tão absurdamente pentelha quanto esta para cada tentativa é simplesmente um desrespeito ao meu tempo que não posso deixar passar.
Embora não seja especialmente demonstrado em Metal Wolf Chaos, a turma da From Software tem muito talento. Mas eles têm também uma fixação em trueza e em falta de acessibilidade que literalmente já encheu o saco.
DELFOS debate: por que os jogos da From Software deveriam ter modo easy?
Jogando Dark Souls, Bloodborne e todos os outros, eu acabava suportando essa atitude irritante da empresa pela qualidade dos jogos e pelo fator novidade. Porém, mesmo nestes jogos, a novidade já foi embora faz tempo. Como um relacionamento abusivo, o amor acabou, sobrou apenas a raiva e a frustração.
Eu tinha interesse em conhecer o catálogo antigo da empresa porque acreditava que não era possível que ela tivesse sido sempre assim. Em algum momento, ela devia saber que videogame era lazer. Metal Wolf Chaos prova que ela nunca soube disso. Sem dúvida no quesito talento avançou muito. O salto de qualidade de Metal Wolf Chaos para Sekiro é absurdo. Mas é uma pena que aparentemente a From sempre tratou os jogadores como meninos de 13 anos, sem nada mais a fazer na vida, a não ser ficar repetindo as mesmas coisas nos seus jogos por horas.
Nada disso torna este relançamento menos digno. Eu sou a favor de que jogos de todas as épocas sejam acessíveis e compráveis em qualquer equipamento e a qualquer momento, então vejo esta disponibilidade feita por iniciativa da Devolver Digital com bons olhos. Dito isso, Metal Wolf Chaos é simplesmente um jogo ruim demais, com todos os vícios negativos que a From Software sempre apresenta, sem absolutamente nada do que ela costuma trazer de bom.