Em 2008, a Sony e a Media Molecule lançaram LittleBigPlanet. Era um jogo de plataforma 2D, mas discutivelmente seu maior apelo era a possibilidade de criar níveis e dividir com o mundo. Em 2015, a Nintendo resolveu levar esta ideia para a realeza dos plataformas 2D, e possibilitar que nerds pacientes criassem fases de seu famoso mascote em Super Mario Maker. Agora, em 2019, chega Super Mario Maker 2 para o Switch, que refina e melhora a proposta do antecessor.
Porém, eu nunca me interessei em criar um nível de LittleBigPlanet. Eu nunca compraria um Super Mario Maker baseado na sua ferramenta de criação de fases. Porém, Super Mario Maker 2 traz um modo história, com mais de 100 fases criadas pela Nintendo. Eu tinha minhas dúvidas de quão bom seria este modo história. Depois de jogar, posso dizer sem nenhuma dúvida: é tão bom que vale a pena jogar só por causa dele. Eu nunca vou fazer uma fase aqui, mas me diverti tanto que, se tivesse comprado (este artigo foi criado a partir de um código de review enviado pela Nintendo), já sentiria que valeu a aquisição ao terminar a campanha.
ANTES DE COMEÇAR
Algo que vale a pena destacar é que, se você não assina a Nintendo Online, boa parte de Super Mario Maker 2 ficará travado para você. Ao contrário do que acontece em LittleBigPlanet, aqui não dá para você upar suas fases e nem mesmo jogar as fases de outras pessoas sem assinar o serviço. O normal é que a assinatura bloqueie apenas o multiplayer, mas o serviço da Nintendo vem bloqueando leaderboards e, neste caso, até o single player de fases criadas por outras pessoas.
É uma pena, e acredito que bastante desnecessário, mas é a realidade. Então ou você assina a Nintendo Online, ou fica limitado ao modo história.
SUPER MARIO MAKER 2: STORY MODE
Felizmente, o modo história é nada menos do que fantástico. Todo mundo sabe que a Nintendo tem alguns dos melhores level designers da indústria e aqui eles tiveram a possibilidade de apresentar ideias novas, que não se encaixariam na fórmula padrão de um Mario 2D.
Temos vários níveis de plataforma padrão em 2D, com chefes, castelos, casas mal assombradas e tudo mais que um jogo tradicional do Mario costuma trazer. Mas temos também fases de tiro, de puzzles e outras que simplesmente subvertem suas expectativas para criar algo novo.
A história de Super Mario Maker 2 é tipo um disco solo de um compositor muito talentoso que fez fama em uma banda boa. Tipo, ainda traz elementos do que o tornou famoso, mas livre das amarras estilísticas, ele é livre para criar mais e mostrar que seu talento vai muito além daquilo pelo qual ficou conhecido.
SUPER MARIO MAKER 2: BEST OF MARIO
Mantendo o paralelo com música, Super Mario Maker 2 funciona também como uma coletânea. Suas fases alternam os estilos visuais de alguns dos jogos mais famosos do bigodudo, como Super Mario Bros, Super Mario Bros 3, Super Mario World e New Super Mario Bros.
Gostei especialmente de jogar as fases no estilo de Super Mario World. Lembrado por muitos como um dos melhores da série, a sensação foi de jogar uma continuação nunca lançada por ser muito experimental.
Cada “versão” do Mario tem poderes e controles diferentes. Por exemplo, só o de Super Mario World tem a capinha, enquanto só o de Super Mario Bros. 3 tem a roupinha de tanooki.
As versões em 2.5D são as mais ágeis, capazes de wall jumps, ground pounds e outras habilidades cujo nome pode assustar pessoas menos familiares com games.
As menos interessantes, para mim, foram as de Super Mario Bros. Nestas, temos o Mario mais limitado e, convenhamos, o mais feinho. A diferença visual entre o primeiro jogo do encanador e Super Mario Bros 3 é tão grande que é difícil acreditar que ambos saíram para o mesmo console.
Para completar a coletânea, seria legal termos pelo menos um estilo relacionado aos Marios em 3D. Em uma novidade em relação ao primeiro Super Mario Maker, este traz o estilo de Super Mario 3D World, mas na prática ele funciona quase exatamente igual à versão de New Super Mario Bros. A diferença mais notável é que, em 3D World, o Mario pequeno não usa chapéu.
UM NOVO SUPER MARIO
Jogos de Super Mario são relativamente raros. Dificilmente temos mais do que um por console, e talvez por isso a qualidade se manteve tão alta. Assim, termos mais de 100 novas fases feitas pela Nintendo em Super Mario Maker 2 é motivo de celebração.
E, claro, ainda há muito jogo além disso, para quem estiver interessado em jogar fases feitas por outros jogadores ou mesmo em criar suas próprias. Desta forma, Super Mario Maker 2 tem um valor absurdo. É um novo jogo do Mario trazendo um jeitão mais experimental, mas é muito mais do que isso, tornando-se uma necessidade na coleção de qualquer fã da Nintendo.