Hora do meu humilde jabazinho. Não sei se você sabe, mas eu tenho dois livros infantis publicados, e ambos já estão disponíveis, facilmente encontráveis em livrarias online. Eles se chamam Pimpa e o Homem do Sono e O Shorts Que Queria Ser Chapéu. Os dois surgiram de histórias que eu contava para a minha filha Ísis e fazem parte do que chamei de Pimpaverso. Originalmente, ambos foram escritos como um presente para a pimpolha (daí Pimpa), e eu mesmo fiz os desenhos a caneta. Publicar nem estava na minha cabeça, mas para minha surpresa acabou rolando, e ambos foram então desenhados por desenhistas muito melhores do que eu, e ficaram lindões. Vou falar um pouco sobre eles.

PIMPA E O HOMEM DO SONO

Pimpa e o Homem do Sono, Homem do Sono, Carlos Eduardo Corrales, Delfos

Este foi o primeiro. Nos primeiros anos de vida, a Pimpa só queria dormir mamando, então colocá-la para dormir acabou sendo uma tarefa da mãe. Quando ela começou a desmamar, eu passei a assumir esta função, e precisei criar novos rituais. Eu criei muitas histórias nessa época, mas a que ela mais gostou foi baseada no João Pestana, que chamei de Homem do Sono.

O Homem do Sono é uma criatura mágica responsável por levar os sonhos para as crianças através da areinha que ele coloca nos olhos delas. Um dia uma nova criança, a Pimpa, entra no seu roteiro. E a Pimpa percebe que tem alguém colocando areia em seus olhos e começa a conversar. Uma linda amizade surge, com sonhos personalizados para a Pimpa. Até hoje, antes de dormir na vida real, a Ísis chama toda noite o Homem do Sono para trazer seus sonhos. Ela provavelmente já sabe que sou eu mesmo que faço esta função, mas a fantasia ainda está viva, e eu preciso criar sonhos novos com frequência para ela dormir, já que ela sempre quer sonhos diferentes e especiais. Alguns deles estão no livro. Os lindos desenhos do livro são do ilustrador Alexandre Mercês.

Um dos prefácios, escrito pela psicóloga Gisela Sakamoto, fala de como a noite é amedrontadora para as crianças e cabe aos adultos acolhê-las nessa aventura. Pimpa e o Homem do Sono foi a história que usei para acolher a filhota, e agora divido com você.

Compre agora (buscando pelo nome do livro no Google você encontra em várias outras livrarias além das listadas abaixo):

O SHORTS QUE QUERIA SER CHAPÉU

O Shorts Que Queria Ser Chapéu, Ipê das Letras, Delfos, Carlos Eduardo CorralesO Shorts Que Queria Ser Chapéu foi o segundo livro que escrevi e publiquei, mas o processo de publicação começou quase ao mesmo tempo. Além disso, a criação da história talvez tenha vindo até antes do Homem Do Sono.

A Ísis e eu fazemos muitas palhaçadas um para o outro. Um dia, ela colocou um shorts na cabeça (aquele mesmo da foto no início da matéria) e eu imediatamente comecei a falar sobre a difícil vida de um Shorts Que Queria Ser Chapéu e como ninguém entendia ou ajudava o pobre coitado a realizar seu sonho.

Como ela gostou muito de Pimpa e o Homem do Sono, eu quis fazer mais um de presente, e esta história foi a que decidi usar. Para deixar ainda mais pessoal, usei os nomes de vários amiguinhos da Ísis da vida real no livro. Isso fez com que ela gostasse ainda mais da história e sempre mostra para os donos dos nomes falando “olha, é você”.

O Shorts Que Queria Ser Chapéu é um livro que, além da história, traz algumas brincadeiras. Por exemplo, o Homem do Sono aparece escondido em quase todas as páginas, possibilitando brincar de uma espécie de “Onde Está o Wally“. Além disso, eu criei o Shorts protagonista nos desenhos originais para que ele tivesse uma carinha quando olhado como Shorts e como Chapéu. Isso foi mantido nas belas ilustrações do Marco Martins, então você pode virar qualquer página de ponta cabeça e ver como ele ficaria em seu outro formato. Por fim, o livro vem também com uma versão sem cores do herói, que você pode fazer cópias e dar para as crianças pintarem. A Ísis adora brincar disso, e já criou várias versões diferentes do protagonista.

Compre agora (buscando pelo nome do livro no Google você encontra em várias outras livrarias além das listadas abaixo):

OUTRAS OPÇÕES

Caso você queira um ou os dois livros em versões autografadas ou com dedicatória, mande um e-mail para contato[at]delfos.net.br. Se eu ainda os tiver no meu estoque pessoal, será um grande prazer fazer uma dedicatória especial para meus amigos leitores do DELFOS.

Acredite, publicar um livro é difícil pra caramba, mas nada se compara a quão difícil é vendê-los. Eu não espero ganhar uma renda extra considerável com a venda desses livros, mas cada cópia vendida aquele meu coração e eu fico muito feliz de poder compartilhar estas histórias com outras pessoas. Então vou ficar muito feliz se algumas pessoas que lerem este texto resolverem adquirir para guardar em casa este pedacinho tão importante da minha vida e do meu coração.