Wii Fit

0

Bem, a estas alturas todo mundo sabe que o Wii é o console mais bem-sucedido da Nintendo em muito tempo. Segundo algumas estatísticas, cada casa no mundo tem aproximadamente 3,2 consoles Wii. Ok, talvez não, mas o fato é que o videogame simplesmente não pára nas prateleiras desde o lançamento, e é literalmente difícil encontrá-lo em lojas nos EUA e no Japão.

Parte (se não o total) desse sucesso se deve às invenções mirabolantes da Nintendo voltadas para jogadores e não-jogadores. A última delas é para colocar jogadores sedentários em forma, e se chama Wii Fit. Para o delfonauta imaginar, até minha mãe que odeia videogames já tinha lido sobre ele.

O “jogo” é, basicamente, um pacote de exercícios – tem posições de ioga, aeróbicos e um bocadinho mais. Até aí parece até um daqueles VHSs antigos de ginástica. O que o torna tão legal é que ele vem com uma balança para você conferir os resultados. Mais sobre ela mais abaixo. A idéia era fantástica, e eu, que não tenho tempo para ir a uma academia, embora morra de vontade, soube que queria um desde o dia em que comprei o Wii.

Curioso como sou, resolvi gastar uma grana e o peguei logo na semana do lançamento oficial no Brasil. Bem, ainda foi mais barato do que três mensalidades de alguma academia.

Chegando com aquela caixinha em casa, fui logo abrir para ver. Cara, o negócio é muito, muito legal. É uma balança bem pesada de aproximadamente uns 60 cm X 30cm de largura, pesando mais ou menos uns quatro quilos. Você a sincroniza com o Wii como se fosse o 4º Wiimote. Ah, ela funciona com quatro pilhas AA, e, segundo o manual, elas duram 60h. Nada ecológico, eu sei, mas basta usar pilhas recarregáveis.

Bem, balança colocada e sincronizada, eu coloquei o jogo. Primeiro ele faz umas perguntas (idade e altura – em polegadas, aliás) e o pesa (em libras). Aí ele diz se você está abaixo do peso, no peso normal ou acima dele. Eu estou logo embaixo da linha do peso normal, então, segundo o jogo (e o senso comum da civilização humana), eu preciso ganhar peso. Massa muscular, pra ser mais exato. Depois disso, rola um teste de balanço para ver sua ‘idade corpórea’ no Wii Fit. Eu fiquei com 37, se me lembro bem, e o jogo pede para você traçar uma meta de ganho/perda de peso para daqui a duas semanas.

Você escolhe um instrutor macho ou fêmea. Obviamente, eu escolhi a fêmea, já que não queria mesmo ver um macho se contorcendo para me mostrar posições de ioga. Os gráficos não têm nada de muito chamativo, como o delfonauta talvez já tenha visto em algum preview, mas isso não importa muito. A instrutora é até jeitosinha. 😛

A partir daí, podemos escolher os exercícios. São quatro categorias – ioga, tonificação de músculos, aeróbicos e balanço. Os dois primeiros têm gráficos realistas e você só acompanha o que a instrutora está fazendo. É bem legal e muito bem feito. Os dois últimos usam gráficos estilo Wii Sports e são mais coloridos. Na corrida, por exemplo, mostra em primeira pessoa você correndo um determinado trecho da ilha onde se passa o jogo, e vários Miis (os avatares do Wii) passam por você, inclusive os criados no próprio console. É bem engraçadinho quando o Mii da sua namorada passa correndo por você, sorrindo. Para correr, você coloca o Wiimote no bolso e fica correndo parado. Parece bobo, mas é bem legal. Esse é o único modo que dá para duas pessoas, aliás, pois é o único que não usa a balança. O Wii não aceita mais de uma balança, antes que alguém pergunte.

As resenhas não foram muito gentis com ele, mas todas elas levantaram pontos bem irrelevantes. Por exemplo, criticavam que você podia ‘trapacear’ nos jogos. Por exemplo, no caso da corrida, é só ficar sacudindo o Wiimote. Aí eu pergunto: que idiota compraria um jogo desses para trapacear?

Se você for disciplinado e se dedicar direitinho, dá mesmo para perder uma barriga ou ficar mais em forma com ele. O jogo segura bem sua mão, e a balança é extremamente precisa, mostrando bem se o seu centro de equilíbrio está no lugar certo durante os exercícios, elogiando se seu timing está correto, etc e tal. Ah, e no caso de ioga ele até indica quando você deve inspirar e expirar em forma de círculos abrindo ou fechando. Achei isso muito legal.

Na medida em que gastamos tempo com os jogos, mais exercícios são abertos. Isso é bem interessante, pois dá tempo para o corpo se acostumar com as coisas mais simples antes de tentar exercícios mais pesados. Alguns exercícios de ioga, por exemplo, são relativamente difíceis de serem feitos e requerem uma excelente coordenação motora. No final é possível até competir com o instrutor para ver quem faz mais flexões.

Recomendo o jogo? Definitivamente. Estou adorando cada segundo que passo com ele, e estou sentindo que ele está melhorando minha qualidade de vida. Muitas vezes nossa rotina impossibilita que possamos dar a atenção necessária à saúde, e a Nintendo (em troca de algum dinheiro) está fazendo a sua parte para um mundo melhor. Super Mario Galaxy é outro exemplo disso, mas essa é uma outra história e terá que ser contada em outra ocasião. 😛

Interessou? Compre aqui.

Galeria