Top 5: Sitcoms

0

Aproveitando o hiato das temporadas e a falta de coisas para ver na TV, resolvi lembrar quais são minhas sitcoms preferidas. O resultado você confere abaixo e deixe o seu próprio ranking nos comentários.

5 – JUST SHOOT ME

Data de Exibição: 1997 a 2003

Just Shoot Me! mostra o dia-a-dia nos escritórios da Blush, uma revista de moda fictícia. Mas não se preocupe, caro delfonauta, o mundo da moda serve apenas de pano de fundo para as histórias, que abordam a vida pessoal dos integrantes e as relações entre si. Inicialmente, a série era bem focada na personagem Maya, mas com a evolução da série, ela acabou tendo o mesmo espaço dos outros personagens.

Personagens principais:

Maya Gallo (Laura San Giacomo) – Maya é uma repórter temperamental, apaixonada e extremamente feminista. Após perder seu emprego, ela acaba apelando para o papai e vai trabalhar na Blush. Apesar de odiar o mundo da moda e achar que as mulheres devem ser valorizadas pela sua inteligência, Maya acaba ficando na revista para tentar abordar assuntos mais sérios e conscientizar suas leitoras.

Jack Gallo (George Segal) – O dono e editor da Blush é também o pai de Maya. Ele é o típico milionário excêntrico. Sua rixa com Donald Trump é tema recorrente de piadas. Durante a infância de Maya, Jack foi um pai ausente por estar sempre trabalhando na revista. Ele foi casado quatro vezes, mas a maior parte do seriado ele passa casado com Allie, uma antiga colega de classe de Maya, com quem tem uma filhinha recém-nascida.

Elliot DiMauro (Enrico Colantoni) – O fotógrafo da Blush é também o galã do seriado. Elliot abusa de sua posição de fotógrafo para sair com todas as modelos. Apesar do estereótipo, ele é na verdade um cara legal e acaba amadurecendo bastante durante a série.

Nina Van Horn (Wendie Malick) – Nina foi uma supermodelo nas décadas de 70 e 80. Após sua aposentadoria, ela logo foi esquecida. Seu antigo estilo de vida explica a obsessão de Nina com sua aparência, roupas e, principalmente, com sua idade. Nina ainda vive como se estivesse no auge, saindo todas as noites e indo trabalhar de ressaca no dia seguinte. Várias piadas com ela envolvem seu interesse por drogas recreativas, bebidas e festas. Nina é extremamente egocêntrica e fútil, o que rende ótimas piadas quando ela e Maya se juntam.

Dennis Finch (David Spade) – Chamado simplesmente de Finch, é o assistente de Jack. Apesar da sua função, Finch é o que menos trabalha. Ele é o engraçadinho e tarado do escritório, sempre aprontando com todos ou fazendo comentários inapropriados para as mulheres. Apesar disso, Finch possui um lado sensível que é mostrado durante a série.

A série fez bastante sucesso lá fora, mesmo não tendo ficado muito famosa. Perto do fim, a emissora forçou a entrada de um novo personagem chamado Vicky Costa tentando lançar a carreira da atriz que a interpretava (Rena Sofer) e o seriado todo desandou, sendo cancelado no mesmo ano.

4 – SPIN CITY

Data de Exibição: 1996 a 2002

A série mostra o dia a dia da Prefeitura de Nova Iorque e, apesar do foco maior ser na vida das pessoas que trabalham lá, especialmente do vice-prefeito, Michael Flaherty, a política é tema recorrente das piadas e situações. Na quarta temporada, conforme a doença de Parkinson de Michael J. Fox piorava, foi introduzido um novo personagem, interpretado por Heather Locklear. Na quinta temporada, Michael J. Fox abandona a série para se dedicar ao tratamento e para participar de instituições de estudo e divulgação sobre a doença. Devido a esse fato, alguns escritores e produtores também abandonam a série. Nessa época de mudanças, a série perde alguns de seus personagens e trazem Charlie Sheen para ser o novo vice-prefeito.

Personagens Principais:

Michael Flaherty (Michael J. Fox) – O mais jovem vice-prefeito da historia de Nova Iorque, Mike é o garoto maravilha da política e faz todo o trabalho de administração da cidade. Claro que, como político, ele usa de desinformação e manipulação para tocar a cidade enquanto cobre as gafes do prefeito. Workaholic assumido, sua vida pessoal sempre acaba se misturando com o trabalho.

Randall Winston (Barry Bostwick) – O prefeito de Nova Iorque não passa de uma figura decorativa na administração. Enquanto Mike e toda a equipe se esforçam para resolver tudo sem seu conhecimento, o prefeito acaba criando mais problemas com sua personalidade estúpida e descompromissada. Tem lampejos de genialidade política e serve como figura paterna para todo o elenco.

Paul Lassiter (Richard Kind) – É o Secretario de Imprensa. Ironicamente, Paul é o medroso, boca aberta, puxa-saco e o pão-duro da equipe. Sempre precisa ser mantido fora dos esquemas ou mentiras que a equipe elabora para não estragar tudo. Quase sempre é ridicularizado ou abusado por Stuart.

Stuart Bondek (Alan Ruck) – É o braço direito de Mike. Stuart é irônico e infantil, sempre aprontando com todos. Extremamente sexista, Stuart esta sempre atrás das mulheres, apesar de não poder ser considerado um pegador. Apesar de sua homofobia, acaba tornando-se grande amigo de Carter. É interpretado por Alan Ruck, que fez o amigo de Ferris Bueller no clássico Curtindo a Vida Adoidado.

Carter Heywood (Michael Boatman) – Secretario das Minorias. Carter aparece primeiro como um ativista pelos direitos dos gays e opositor do prefeito. Mike vê a oportunidade de trazer um negro gay para a administração como manobra política para aliviar um comentário preconceituoso do prefeito, mas acaba batendo de frente com Carter, que não é tão facilmente manipulável como os demais.

Caitlin Moore (Heather Locklear) – Caitlin aparece na quarta temporada para cuidar da campanha de reeleição do prefeito. Tão esperta e capaz quanto Mike, a quarta temporada foca bastante nos atritos entre os dois. Na quinta temporada, com as mudanças de elenco, ela acaba continuando como membro permanente da administração, apesar de sua função exata nunca ter ficado clara.

Charlie Crawford (Charlie Sheen) – Vice Prefeito. Após a saída de Michael J Fox, Charlie Sheen acaba substituindo ele como vice-prefeito. Enquanto Mike era o bom moço que todos gostavam, Charlie (como sempre) interpreta um mulherengo beberrão que inicialmente é visto como um intruso e demora a se adaptar. Com o tempo, acaba conquistando todos com seu charme. Sim, Charlie Sheen interpreta nessa série o papel que o consagrou: o dele mesmo.

Alguns outros personagens fazem parte do inicio do show, mas com as mudanças da 5ª temporada, todos eles são cortados e seu desaparecimento não é explicado. Apenas os personagens regulares foram listados nesse resumo.

3 – NEWSRADIO

Data de Exibição: 1995 a 1999

Newsradio acompanha o dia a dia da WNYX, uma rádio AM fictícia de Nova Iorque. A história começa com a chegada do novo diretor, que precisa conciliar as loucas idéias do bilionário excêntrico dono da radio com a equipe de funcionários. O show mistura histórias absurdas, comédia física e um humor inteligente e afiado, cheio de referências à cultura pop. Eventos históricos são satirizados e algumas vezes até piadas recorrentes, como o dono da estação alegando ser o Deep Throath. As histórias mais absurdas chegam a mostrar a estação de rádio como uma estação espacial e depois até mesmo como o Titanic. A série consegue dividir sua história igualmente entre todos os personagens e raramente vemos alguma situação fora da estação e, mesmo assim, sempre dentro do contexto da rádio.

Personagens Principais:

Dave Nelson (Dave Foley) – O diretor da rádio é o típico garoto do meio-oeste americano. Gentil, educado e inocente. À primeira vista, Dave é um peixe fora d’água na estação, mas acaba se integrando bem à equipe conforme os laços de amizade se firmam. Normalmente, ele representa o ponto de vista do espectador, reagindo aos comportamentos insanos dos demais. Dave possui diversas habilidades embaraçosas, como sapateado, ventriloquismo e arremesso de facas.

Lisa Miller (Maura Tierney) – A CDF do escritório. Lisa passa por varias funções durante a série: repórter, produtora, radialista e diretora. Extremamente inteligente, é a única que leva seu trabalho a sério. Tem um relacionamento intermitente com Dave, o que leva à maioria dos conflitos nas duas primeiras temporadas.

Beth (Vicky Lewis) – É a secretária de Dave. Seu único trabalho é fazer café, já que ela normalmente ignora suas demais responsabilidades. Usa roupas ridículas e está sempre mascando chiclete. O fato de receber um salário irrisório é tema recorrente de piadas. Beth sequer tem um sobrenome.

Matthew Brock (Andy Dick) – Jornalista e esquisitão oficial do escritório. Matthew é extremamente incompetente, mas mantém seu emprego, pois todos gostam dele (sentimento motivado talvez pela pena). Matthew está sempre caindo, tropeçando ou quebrando as coisas. Ele idolatra o âncora da rádio, Bill, que apesar disso, está sempre maltratando e atormentando o coitado.

Joe Garrelli (Joe Rogan) – O eletricista e faz tudo da rádio. Joe é do tipo durão e briguento. Ele defende varias teorias conspiratórias, mas sua principal parece ser a omissão de atividade extraterrestre pelo governo. Joe nunca compra nada, preferindo ele mesmo construir tudo, de computadores a fita adesiva.

Catherine Duke (Khandi Alexander) – Co-âncora da rádio, Catherine aparece menos que os demais personagens. Sua rivalidade com Bill é fonte de boas piadas. Ela abandona o show na quarta temporada.

Jimmy James (Stephen Root) – O excêntrico e bilionário dono da rádio. Apesar de possuir um império corporativo, ele passa seus dias na WNYX, normalmente mais atrapalhando do que qualquer outra coisa. Entre suas manias está sua busca por uma esposa, para a qual ele possui uma lista de candidatas, e seu vasto conhecimento sobre intrigas do governo, como saber a verdade sobre a morte de JKF, por exemplo.

Bill McNeal (Phil Hartman) – Bill é a estrela do show e também da rádio. Bill é a voz da WNYX e seu principal âncora. Arrogante, egocêntrico e insolente, ele está sempre causando problemas e polêmicas na estação. Bill ocasionalmente mostra preocupação pelos seus colegas, mas normalmente está sempre pensando em si. Assim mesmo é visto como um amigo por todos os demais. Sua ironia e personalidade são os pontos altos da série. Bill normalmente descreve episódios terríveis de sua infância com um ar de saudosismo e termina dizendo “bons tempos, bons tempos”, o que nos permite entender um pouco mais do comportamento dele no dia a dia.

Max Louis (Jon Lovitz) – Com a morte de Phil Hartman, o Bill, entre a 4ª e a 5ª temporadas, a série coloca a morte de Bill na história e trazem Max para substituí-lo. O personagem Max é engraçado. Tão maluco quanto Matthew, apesar de menos bobo, puxa saco e inseguro.

2 – 3RD ROCK FROM THE SUN

Data de Exibição: 1996 a 2001

O show mostra quatro extraterrestres que vieram à Terra disfarçados de seres humanos para estudar nossa raça. Eles aterrissam numa pequena cidade de Ohio e assumem o papel de uma família humana. As histórias giram em torno das reações dos aliens às situações comuns do nosso dia a dia, porem sem nenhum conhecimento das nossas convenções e sem qualquer semblante de senso comum.

Personagens Principais:

Dick Solomon (John Lithgow) – O comandante da missão. Na Terra, assume o papel de patriarca da família, apesar de ser, na verdade, o mais jovem dos aliens. Seus conhecimentos científicos superiores lhe garantem um posto como professor de física na universidade local. Dick é arrogante, juvenil, egocêntrico e, na maioria das vezes, simplesmente estúpido. Boa parte das situações gira em torno de seu interesse romântico, a Dra Mary Albright, professora de Antropologia na universidade com quem Dick divide o escritório.

Sally Solomon (Kristen Johnston) – Com o posto de tenente, Sally é a especialista em armas e segurança e a segunda em comando. Sally assume o papel de mulher por ter perdido algum tipo de aposta. Sua natureza belicosa e ofensiva em contraste com seu papel de mulher é fonte de excelentes piadas na série. Na família Solomon, ela figura como irmã de Dick, mesmo sendo muito mais jovem.

Tommy Solomon (Joseph Gordon-Levitt) – É o especialista em informações. Ele é responsável por fornecer informações sobre a Terra para os demais membros da expedição. Apesar de ser o mais velho de todos, Tommy assume o papel do filho adolescente de Dick. Mesmo sendo o único com algum entendimento sobre a Terra e nossos costumes, seu conhecimento não o ajuda a resolver os problemas da adolescência. Joseph Gordon-Levitt ressurgiu recentemente, já adulto, em filmes como 500 Dias Com Ela.

Harry Solomon (French Stewart) – É o idiota da família. Assume o papel de irmão de Dick. Na verdade, é um transmissor com a função de manter a comunicação entre os aliens e seu planeta natal e o temível chefe Big Giant Head. O fato de ter um chip no cérebro é usado como explicação para seu comportamento idiota e incapaz, apesar de lhe garantir habilidades artísticas que nenhum outro membro da missão possui.

Esse programa é obrigatório para todos os fãs de Monty Phyton ou de humor nonsense em geral. Inclusive, o tremendão John Clesse aparece algumas vezes como rival de Dick e seu humor se encaixou perfeitamente na série. A premissa garante excelentes situações para exploração do humor e critica quase todas as convenções humanas. Apesar de o seriado girar em torno de Dick (o hilário John Lithgow ganhou o Emmy de melhor ator cômico em todos os anos que a série foi ao ar), todos os personagens são excelentes e as situações vistas da ótica dos aliens nos levam a rir de nossos próprios comportamentos.

1 – SEINFELD

Data de Exibição: 1989 a 1998

Provavelmente o melhor seriado de todos os tempos. Trata-se do “melhor show sobre o nada” (definição dos próprios criadores). As histórias giram em torno da vida do comediante Jerry Seinfeld, e tentam mostrar de onde os comediantes tiram as idéias para seus textos. O seriado acompanha a vida cotidiana de um grupo de quatro amigos em Nova Iorque.

O seriado foge bastante dos padrões, mostrando um grupo de pessoas mais velhas, já bem avançadas nos seus trinta anos, porém todas solteiras, fugindo do componente familiar que normalmente é visto nos seriados estadunidenses.

Personagens principais:

Jerry Seinfeld (Jerry Seinfeld) – Interpretando ele mesmo, um comediante de stand up, Jerry é o personagem principal do seriado. Sua veia cômica aparece a todo o momento, sempre fazendo um comentário engraçado em cima das situações que acontecem. Seu humor transita do inocente ao negro com uma facilidade incrível, no entanto, as colocações são sempre criativas e inteligentes.

Cosmo Kramer (Michael Richards) – O vizinho de Jerry. Não sabemos do que ele vive, sua história de vida e, durante muito tempo, sequer seu primeiro nome. Dono de uma personalidade excêntrica e absurda, cabe a ele a parte de comédia física do seriado. Sempre caindo, gritando ou simplesmente criando as confusões dos episódios.

Elaine Benes (Julia Louis-Dreyfus) – A única mulher do grupo e provavelmente a personagem mais normal. Passa por diferentes empregos durante as temporadas, mas pode ser classificada como uma profissional bem sucedida. Compartilha do humor negro e visão critica e ácida do restante do grupo. Ela chegou a namorar Jerry no passado, mas quando a série começa, são apenas bons amigos. Em seus momentos solo, Elaine é uma garota típica, mas quando os quatro estão juntos, ela é just one of the guys.

George Costanza (Jason Alexander) – Amigo de infância de Jerry. George é muitas vezes visto como o perdedor do grupo. Aparenta ser mais normal que Kramer, porém vive situações tão absurdas quanto o anterior. Seus diálogos com Jerry estão entre os pontos altos da serie. George é bastante inteligente (talvez não academicamente), mas sempre se dá mal nas suas empreitadas.

Personagens secundários:

É nesse aspecto que Seinfeld brilha. Desde personagens importantes, como os pais de Jerry e George, até personagens que só aparecem em um episodio, como o nazista da sopa, todos são hilários. O show usava em sua maioria personagens clichês, como o paquistanês Babbu Bhatt, dono de um restaurante na rua do Jerry, mas com excelentes pitadas de nonsense que garantiram a todos eles um lugar no imaginário popular.

O show teve nove temporadas e parou quando ainda era um sucesso. Jerry Seinfeld se recusou a continuar no show por medo de que a qualidade declinasse depois de tanto tempo (ou talvez por não ter mais aonde guardar tanto dinheiro). As temporadas iniciais são bastante focadas nas premissas do material para o show de Jerry, inclusive com cenas do stand-up dele sempre tratando do assunto abordado no episodio. Com o passar do tempo, esse enfoque foi sendo abandonado. Um seriado imperdível, com ótimos personagens e roteiro esperto e afiado.

MENÇÕES HONROSAS

Deixei That 70’s Show e Friends de fora pelo simples fato de já terem sido resenhadas aqui no DELFOS, mas ambas são excelente e com certeza estariam nesse Top 5.

Algumas dessas séries ainda são reprisadas na TV, regular ou a cabo, mas todas elas podem ser encontradas em DVD.

Conhece as séries acima ou gostaria de indicar outras séries? Os comentários estão aí. Aproveite.

Galeria