The Bellows

Uma das coisas legais em ser um early adopter da realidade virtual é que podemos curtir experiências que talvez não sejam tão comuns depois que a mídia estiver mais estabelecida. The Bellows é uma delas.

Sabe aquelas instalações que costumam existir em parques de diversões onde você entra em uma casa e vai seguindo um caminho pré-estabelecido, sendo submetido a imagens e coisas assustadoras? Normalmente são atrações pagas à parte e não são baratas. Pois imagine uma dessas casas em realidade virtual e você vai ter uma boa ideia de como é The Bellows.

The Bellows
Tem coisa mais assustadora do que bonecas?

TREM FANTASMA

O jogo é curto, simples e intenso. Você pode jogar com dois PS Moves ou com o Dualshock 4. Curiosamente, os controles com o Move são diferentes do tradicional, e funcionam bem. Você não se teleporta, mas realmente se movimenta, segurando o botão move. A direção é dada para onde sua mão esquerda estiver apontando. É bem legal ver um tipo de movimentação diferente em VR, especialmente porque não causa enjoo.

O jogo é tão simples que ele sequer salva. Há duas fases/cursos, e você pode escolher qualquer uma delas sempre. Como a experiência é curta, e você não morre, não é necessário salvar. Fazendo as duas de uma vez, você vai passar cerca de meia hora com The Bellows.

The Bellows
AAAH! Presunto!

Basicamente, você vai seguir um único caminho disponível e vai vendo coisas assustadoras no caminho. Cenas de assassinato, tortura, coisas se mexendo sozinhas, etc. Como não há possibilidade de morrer, não fiquei especialmente tenso, mas admito que soltei um grito bem alto quando algo apareceu do nada bem perto de mim. É o efeito do 3D impressionante da realidade virtual.

The Bellows
Oooooh. Poltergeist.

É CURTO, MAS É BARATO

Muita gente pode pensar que não vale a pena comprar um jogo que dura apenas meia hora, mas o lado bom é que ele é bem barato. Para PS4, custa apenas cinco dólares, agora se você tem um headset VR no PC, ele está de graça no Steam. Se você pensar que uma experiência dessa na vida real costuma sair pelo mesmo preço, é mais curta, e você só pode ir uma vez, até que vale a pena.

The Bellows
Cafuné!

De fato não é a experiência mais elaborada que está disponível em VR neste momento, mas é interessante e capaz de colocar medo. Penso que seria o tipo de jogo que poderia vir incluso com o headset, uma vez que pode ser considerado uma amostra do potencial da VR. Mesmo sendo pago, pelo menos não é algo que vai abrir um rombo na carteira de ninguém, e é bastante recomendado para fãs de experiências interativas de medo.