Tarja em Porto Alegre (4/4/2012)

0

Na semana passada, a soprano finlandesa Tarja Turunen passou pelo Brasil em três datas, encerrando a turnê mundial de divulgação do segundo álbum de sua carreira solo, What Lies Beneath. E eu estive lá, tentando não ficar histérica para prestar atenção aos detalhes e escrever esta resenha. Então, vamos a ela!

Chegamos na fila, que indicava casa cheia, pouco antes do horário de abertura da casa. O Bar Opinião abriu as portas sem muito atraso e em poucos minutos estávamos cercando a barraquinha de merchandising como zumbis em busca de miolos.

Tralhas compradas, tomamos nossa posição e às 21h subiu ao palco a banda de abertura Noctis Notus. Não gostei da apresentação. Aconteceram muitas falhas no som, a vocalista parecia não estar ouvindo a si mesma, muitos covers e poucas músicas próprias. Embora a gente saiba que covers animam o público, a abertura de um show é a oportunidade de uma banda mostrar seu trabalho e subir na vida. Não foi o caso.

Finalmente, às 22h, apagaram-se as luzes do palco e a introdução começou a sair dos alto-falantes da casa. Quando todos os integrantes subiram ao palco, Tarja Turunen apareceu e Anteroom of Death, música que abre o álbum, foi a escolhida para iniciar o show.

Aqui vale uma observação. Eu normalmente reclamo do áudio do Opinião, mas desta vez estava tudo muito bem regulado. Todos os instrumentos estavam equilibrados e não ocorreram falhas perceptíveis. O áudio definitivamente ajudou a destacar toda a qualidade técnica da banda. Alfredo pra casa. o/

O show seguiu com algumas músicas do primeiro álbum (My Winter Storm) intercaladas com ótimas canções do What Lies Beneath. O repertório foi muito bem escolhido. Aliás, dessa vez Tarja tinha um repertório para escolher. No show de 2008, a cantora tinha apenas um álbum lançado e nele apenas algumas músicas realmente boas. O que levou a um show com bastante covers de sua antiga banda, o Nightwish. Agora, com mais opções, o setlist ficou mais homogêneo e mais a cara de um show Tarja, do que da ex-vocalista do Nightwish.

Mike Terrana deu seu espetáculo na bateria enquanto a diva finlandesa trocava de figurino. A plateia ficou de boca aberta com os malabarismos e a técnica impressionante do baterista. Em seguida a banda entrou no palco e uma versão instrumental de Little Lies foi executada, introduzindo a versão com vocais que trouxe Tarja de volta ao palco.

Bless The Child foi o único cover puro do Nightwish, executado com maestria tanto pela banda quanto por Tarja, que estava simplesmente impecável. A música soou mais como uma lembrança das origens de Tarja, do que uma tentativa de cativar o público.

Na sequência, todo mundo foi surpreendido por um medley acústico (com direito a Tarja ao piano) de Rivers of Lust, Minor Heaven (aqui eu fiquei histérica), Montañas de Silencio e a linda Sing For Me.

Uma daquelas três músicas novas foi apresentada ao público gaúcho, Never Enough. Acho que foi o único momento em que o público parou de cantar. Mesmo assim, alguns arriscavam o refrão.

Over The Hills and Far Away, cover de Gary Moore regravado pelo Nightwish em 2001, marcou o retorno da banda para o bis que seguiu com Die Alive. A perfeita Until My Last Breath, uma das melhores composições do What Lies Beneath, encerrou o show com chave de ouro.

Em resumo, tivemos uma apresentação espetacular em Porto Alegre. Muito melhor do que nos foi mostrado em 2008. O show teve pouco mais de uma hora e meia, mas Tarja parou tantas vezes para conversar e agradecer o carinho do público (que quase afogou a banda em um mar de ursinhos de pelúcia) que pareceu durar duas horas ou mais. A simpatia e a gratidão de Tarja era visível, ela ficou um tempo consideravelmente longo no palco após o show, agradecendo e admirando o público que a aplaudia calorosamente.

Você deve estar se perguntando: por que diabos a Deusa do Metal não recebeu um Delfianus Supremo se o show foi tão fuckintástico? Elementar, meu caro delfonauta: a má escolha da banda de abertura.

Setlist:

1. Anteroom of Death
2. My Little Phoenix
3. Dark Star
4. Falling Awake
5. I Walk Alone
6. Drum Solo
7. Little Lies (Instrumental)
8. Little Lies
9. Underneath
10. Bless the Child (cover do Nightwish)
11. Rivers of Lust / Minor Heaven / Montañas de Silencio / Sing for Me (Acústico)
12. I Feel Immortal
13 Never Enough
14. In for a Kill
Bis
15. Over the Hills and Far Away (cover do Gary Moore)
16. Die Alive
17. Until My Last Breath

CURIOSIDADES:

– Minha amiga conseguiu foto com a Tarja e um autógrafo pra mim.

– Uma camiseta da turnê estava surrupiando 50 dilmas do nosso amado bolsinho.

– Eu preciso de um café.