Os spin-offs televisivos

0

Sabe aquele personagem que é só coadjuvante, mas que é tão popular quanto (ou até mais) que o próprio protagonista? Ou aquela série cujo roteiro acaba criando histórias paralelas que depois não termina de contar? As emissoras e os criadores estão sempre de olho em aproveitar estas oportunidades para criar spin-offs, já que nessas séries a audiência já é praticamente garantida. E nós fãs também adoramos, afinal, um personagem preferido que ganha um espaço só seu ou uma série tremendona que ganha mais uma faceta é tão legal quanto um ídolo da música que monta uma banda paralela.

Doctor Who, por exemplo, tem quatro spin-offs, sendo Torchwood, que acompanha o fabuloso Capitão Jack Harkness e sua tripulação, o mais legal deles. CSI, Law & Order e NCIS têm um monte de versões diferentes. Atualmente está no ar A Lenda de Korra, que dá continuação ao ótimo Avatar: A Lenda de Aang. De Bones a As Visões da Raven e Grey’s Anatomy, a lista de séries que já ganharam spin-offs é bem variada, e até sucessos consagrados como Os Simpsons começaram como segmentos de outros programas.

Até Friends deu ao Joey um programa próprio, apesar de ele não ter durado muito – aposto que um da Phoebe teria rendido mais. Dar um show para o insosso Cleveland, de Family Guy, também não me parece muito sensato. Mas outros conseguiram ser tão bons quanto a série original, como Angel, que centrava no vampiro mais complexo de Buffy, A Caça Vampiros.

O QUE VEM POR AÍ

E agora parece que essa moda dos spin-offs voltou. A amada Once Upon a Time, por exemplo, vai ter um focado na Alice no País das Maravilhas, estreando em 10 de outubro. Um pouquinho depois, dia 22, chega Ravenswood, com um grande mistério se passando na cidade vizinha a Rosewood, cenário de Pretty Little Liars. E ainda no mesmo mês chega The Originals, que acompanha os vampiros veteranos de The Vampire Diaries.

Se essas não forem muito do seu gosto, você pode gostar mais de saber que Dexter pode ganhar um spin-off como continuação depois do final da série, provavelmente com a Deb assumindo o papel principal. E o já confirmado spin-off do Saul é outro caso que deve servir como alternativa para os fãs agora que Breaking Bad está chegando ao fim.

O Starz andou falando sobre fazer um spin-off de Spartacus, centrado no Julius Caesar em sua ascensão ao trono de Roma, mas até agora não surgiu nenhuma confirmação. Mais recentemente, ficamos sabendo que a série do Flash será introduzida em Arrow, o que faz dela uma espécie de spin-off também.

E por último, veio o anúncio de que Supernatural também vai ganhar uma série paralela. Este sim me deixou empolgada, afinal, são tantos personagens legais precisando de desenvolvimento! Mas, infelizmente, o que vai rolar é que um episódio na próxima temporada vai introduzir personagens novos, e eles é que vão estrelar este novo projeto.

Isso me fez pensar nos muitos personagens secundários que roubam a cena sempre que aparecem e que poderiam muito bem ser as estrelas principais de outros programas. Imagine um episódio de meia hora focado no Ron Swanson, de Parks and Recreation, por exemplo? Ou se o programa matinal de Troy e Abed, de Community, virasse um programa de verdade? O trio Vastra, Jenny e Strax, de Doctor Who, também renderia uma série tremendona. E eu nunca me conformei que Os Amigos da Justiça nunca ganharam seu próprio desenho depois que O Laboratório de Dexter acabou. Mas no cenário atual existem três casos que realmente pedem, imploram por spin-offs, ainda mais do que estes. Cumprindo minha tradição de Rob Gordon, vou listá-las:

QUEM MERECE GANHAR

3 – BARNEY STINSON / “A MÃE”

DA SÉRIE: How I Met Your Mother

Apesar de gostar muito do Ted, e ainda mais do Marshall, tenho que admitir que faço parte da esmagadora maioria dos fãs de HIMYM que assiste aos episódios aguardando pela presença do Neil Patrick Harris e seu cafajestismo. A audiência estaria garantida se ele tivesse um tempo só para si. E sendo que SPOILER agora, na reta final da série, ele vai casar /SPOILER, seu spin-off poderia seguir a mesma premissa de HIMYM, contando com mais detalhes todos aqueles casos que a gente só vislumbrava em partes ou em breves referências. Poderia ser uma narrativa paralela à da série original, para que as piadas se criassem graças à comparação entre “O que ele contou” vs. “O que realmente aconteceu”. Seria legendary.

E, caso não dê certo manter o Neil Patrick Harris no personagem depois de tantos anos, outra coisa que os fãs vêm pedindo é um How I Met Your Father, em que a recém apresentada mãe, interpretada pela fofa Cristin Milioti, contaria a versão dela. Só não sei se os filhos vão aguentar ouvir outra história tão longa.

2 – ROBERT BARATHEON E NED STARK

DA SÉRIE: Game of Thrones

GoT oferece dezenas e dezenas de possibilidades de spin-offs, seja contando partes mais secundárias que estão nos livros e não apareceriam na série; ou simplesmente dando mais tempo de tela para os tantos personagens interessantes de Westeros. No entanto, o que mais se pede internet afora é um spin-off do Tyrion e do Bronn, mas para ser sincera, o Tyrion faria muita falta se tirado da série-mãe, então deixa ele lá mesmo.

Mas tem vários outros exemplos: Jaime Lannister foi uma gigantesca surpresa como personagem, então acho que ele se daria bem com um projeto solo (ou talvez junto com a Brienne). Uma série acompanhando a Irmandade Sem Estandartes também poderia ser bastante divertida. Na próxima temporada, o Príncipe Oberyn vai ser introduzido, e se depois disso eles fizessem uma série só para as filhas dele, “As Serpentes da Areia”, eu com certeza assistiria. E eu também veria qualquer coisa que tivesse a Olenna Tyrell. Até o próprio elenco da série já deu suas sugestões, e muitas delas são legais.

Mas o que eu queria mesmo era uma prequência sobre a Rebelião do Robert, desde os eventos que a motivaram, como o famigerado Torneio de Harrenhal, até o desenrolar completo das batalhas. Ver os Targaryen em seus dias de glória, conhecer melhor personagens como o Príncipe Rhaegar e Lyanna Stark, passar mais tempo com o Ned, explorar a relação dele com o Robert e talvez até descobrir a verdade sobre a mãe do Jon… o que eu não daria para ler ou assistir isso!

1 – BOBBY / OS ANJOS / BENNY / CHARLIE / THE GHOSTFACERS

DA SÉRIE: Supernatural

Mas em primeiro tem de ficar Supernatural mesmo, afinal, eles já têm uma tonelada de personagens legais que não recebem a atenção que merecem.

A primeira ideia que me vem à mente é um spin-off do Bobby, onde em cada episódio ele “consultaria” para um de seus muitos amigos caçadores. O centro seria ele, mas imagine as possibilidades, tantos caçadores em tantas partes dos EUA, com tantos “modus operandi” e tantas motivações diferentes. Uma premissa praticamente inesgotável, e com arcos curtinhos que a manteriam sempre renovada. E se, por outro lado, não quiserem SPOILER reverter a morte dele (o que, considerando Supernatural, não seria nada extraordinário) /SPOILER, o spin-off do Bobby também poderia ser uma prequência, que desenvolveria melhor suas origens como caçador e daria um background mais profundo para a amizade dele com o Papai Winchester.

Outra coisa que eu sempre quis é um spin-off passado “do outro lado”. Poderia ter um núcleo passado no céu – com a Naomi, quem sabe – lidando com aquele conflito da “obediência angelical” vs. “o livre arbítrio da humanidade”; E um no inferno, protagonizado por algum dos demônios – a tremendona Abaddon, talvez? – e mostrando as consequências que as ações dos irmãos têm no submundo. Também seria uma chance de rever todos os muitos personagens queridos que os roteiristas de Supernatural já mataram.

Mas, considerando o final da oitava temporada, ao invés de um spin-off no céu, SPOILER poderiam fazer um sobre os anjos na Terra, tentando entender a humanidade, aprendendo a agir como nós e a lidar com a vida mortal /SPOILER. Renderia tanto drama quanto humor, seria mágico.

E essas são só as propostas mais concretas. Eu gostaria de conhecer o Benny melhor, por exemplo. Vampiros vendem bem hoje em dia. E se quisessem algo mais puxado para o humor, também dava para colocar a Charlie ou os Ghostfacers em qualquer premissa. Aposto que os fãs responderiam com “shut up and take my money”. Só espero que os novos personagens também sejam legais.

E você, delfonauta? Tem algum spin-off dos sonhos? Conte para mim nos comentários.