Parece que estamos fazendo jus ao nome do site e nos tornando o Oráculo de DELFOS tupiniquim. Não faz nem uma semana que publicamos por aqui um estudo de caso disfarçado de matéria sobre as microtransações, suas origens e consequências, como se reproduzem, onde vivem e do que se alimentam.

Seria coincidência que, justamente agora, os governos da Bélgica e do Havaí estejam se movimentando para investigar o sistema de loot boxes usado pela EA em Star Wars Battlefront 2? É claro que não.

Ontem mesmo o deputado americano Chris Lee chamou Battlefront 2 de “cassino on-line temático de Star Wars”. Segundo nossas fontes, aparentemente Lee teve acesso à supracitada matéria do Corrales, o que o fez refletir sobre a história e a evolução dessa prática.

Inclusive a piadinha de Lee durante a coletiva de imprensa – “It’s a trap!”, parafraseando o Almirante Ackbar – foi uma clara evidência do senso de humor que ficou impregnado em sua fala após passar cinco dias inteiros (temos fontes!) lendo as matérias do DELFOS. Primeiro as mais atuais, depois as mais antigas, em ordem cronológica reversa. E foi por isso que seu pronunciamento demorou quase uma semana para sair.

Mas também não podemos mentir: sabíamos que isso aconteceria. A primeira parte de nosso plano para incitar a guerra contra as loot boxes já está em ação. Essas investigações contra a EA são um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para os gamers.

As loot boxes se mostraram uma faca de dois gumes, não é mesmo?

Agora só nos resta esperar até que essa batalha contra as loot boxes se torne um trampolim para discutirmos as microtransações como um todo. Mesmo que não seja possível vencê-las legalmente, já estaremos um pouco mais próximos (tanto os consumidores quantos as desenvolvedoras) de um diálogo que nos permita tornar a cultura atual menos predatória.

Chris Lee: sei que você está lendo isso agora. Saiba que é um orgulho termos delfonautas aplicados como você. Continue espalhando a palavra e lutando pelo nosso direito de poder comprar ao menos meia dúzia de jogos AAA por ano que não tenham microtransações. Nem DLCs desnecessárias. Nem mundo aberto. Nem precisa ser online, para dizer a verdade. E claro, queremos agradecer novamente por nos apadrinhar. Em breve o recompensaremos com nossos quitutes delfianos exclusivos. Que a força esteja com você!