LEGO Batman: O Filme

0

Quem assistiu a Uma Aventura Lego sabe que o Batman faz uma boa participação no filme, onde ele simplesmente rouba a cena. Tanto que acabou ganhando sua própria animação baseada nos bloquinhos de montar para chamar de sua. LEGO Batman: O Filme periga ser um dos melhores filmes do morcegão a passar na tela grande.

Eu esperava uma aventura infantil nos moldes de Uma Aventura Lego, o qual eu gostei, mas não achei tudo isso. De fato, ele é uma aventura infantil em essência, mas também é uma das melhores tirações de sarro e esculhambações já feitas, não só com o Cavaleiro das Trevas, mas com todos os heróis de HQs no geral.

Claro, é tudo feito com muito carinho, mas ele não deixa de mostrar o ridículo das convenções e mitologias dos super-heróis que tanto amamos. E é simplesmente hilário. Para se ter uma ideia, o longa já entra com tudo, fazendo rir antes mesmo de começar, utilizando-se de uma mísera tela preta.

Na trama, Batman é o adorado vigilante de Gotham, tão tremendão quanto egocêntrico e solitário. Teimoso e turrão, ele se recusa a admitir sua solidão. Quando o Coringa ataca novamente, ele terá de rever seus conceitos e aprender a trabalhar em equipe, principalmente quando Dick Grayson, o Robin, entra na jogada.

O filme não tem a menor piedade em fazer graça com todo e qualquer aspecto do universo do personagem. Por conta disso, há uma montanha de referências, citações e easter eggs não só aos quadrinhos, como também aos outros filmes, animações e por aí vai. Fique ligado, por exemplo, nas placas de rua e nos outdoors espalhados por Gotham.

Os fãs mais hardcore do personagem, como eu, vão pirar com o puro volume de detalhes, referências e citações espalhados por toda a película. É uma quantidade colossal de informação, para agradar qualquer fã do morcegão que se preza.

A relação com o Coringa, a rivalidade com o Superman, a própria pegada emo do herói, tudo é avacalhado com muita qualidade, em tiradas de fazer gargalhar alto. E sem perder a essência do personagem, mas sim ressaltando traços de sua personalidade que o tornam mais próximo de uma criança mimada e birrenta do que do sombrio e perturbado vigilante urbano.

A imensa maioria das piadas funciona totalmente, tornando-o uma excelente comédia. Considerei seriamente agraciá-lo com o Selo Delfiano Supremo, mas as partes envolvendo a tradicional lição de amizade, além do aprendizado a confiar em outras pessoas, dão uma esfriada no ritmo. Não é nada grave e também não há muito o que fazer, afinal essas partes são importantes para a trama, mas tira um pouco do brilho de algo que no geral é hilário.

O esculacho que a série de TV do Batman barriguinha foi para o personagem nos anos 1960, este aqui é para a geração dos anos 2000. Claro, tudo feito com o maior carinho, como uma grande homenagem em forma de paródia. Acelerado, colorido e extremamente bonitinho, graças à estética LEGO.

Qualquer fã do Homem-Morcego (assim como apreciadores de quadrinhos em geral) que se preza vai se divertir horrores com uma sessão de LEGO Batman: O Filme e certamente irá querer ver de novo para pescar mais detalhes que podem passar despercebidos.

Também é uma excelente porta de entrada para apresentar o herói para a criançada mais nova, mostrando seu lado mais leve e divertido, antes de lhes doutrinar no material mais denso e sombrio do Batimão. Seja como for, uma coisa é certa, seja você adulto ou criança, vai sair do cinema com um baita sorrisão (ao melhor estilo Coringa) no rosto.

OUTRAS BATMATÉRIAS DE INTERESSE:

Os batfilmes:

Batman: Dead End
Batman Begins
Batman – O Cavaleiro das Trevas
Batman – O Cavaleiro das Trevas, em Imax
Os extras do DVD de Batman Begins
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
Batman vs Superman: A Origem da Justiça

Os batgames, batséries televisivas e batvariedades:

Batman: Arkham City
Batman: Arkham Origins
Batman: Arkham Knight
Batman – The Telltale Series: 1º episódio ainda não mostra a que veio
Batman: Return to Arkham
Batman na TV – Parte 1
Batman na TV – Parte 2
Tremendões: Batman – O Cavaleiro das Trevas

A batliteratura:

Batman: Asilo Arkham
Batman: A Piada Mortal
Batman: O Cavaleiro das Trevas
Dicionário do Morcego
Asilo Arkham: Inferno na Terra
Batman Crônicas – Volume Um
Batman – O Longo Dia das Bruxas
Grandes confrontos entre Batman e Coringa
Batman tem TOC
Batman : Terra Um

LEIA MAIS SOBRE LEGO:

Lego Star Wars
Lego Marvel’s Avengers
Lego Star Wars: O Despertar da Força

REVER GERAL
Nota
Artigo anteriorMoto Racer 4
Próximo artigoToni Erdmann
Carlos Cyrino
Formado em cinema (FAAP) e jornalismo (PUC-SP), também é escritor com um romance publicado (Espaços Desabitados, 2010) e muitos outros na gaveta esperando pela luz do dia. Além disso, trabalha com audiovisual. Adora filmes, HQs, livros e rock da vertente mais alternativa. Fez parte do DELFOS de 2005 a 2019.
lego-batman-o-filmePaís: EUA/Dinamarca<br> Ano: 2017<br> Gênero: Aventura/Animação<br> Duração: 104 minutos<br> Roteiro: Seth Grahame-Smith, Chris McKenna e Erik Sommers<br> Elenco: Will Arnett, Jenny Slate, Ralph Fiennes, Zach Galifianakis, Rosario Dawson, Michael Cera, Mariah Carey e Billy Dee Williams.<br> Diretor: Chris McKay<br> Distribuidor: Warner<br>