Homem de Ferro 3: Filme X HQs

0

ATENÇÃO: O Ministério da Saúde Cinematográfica Delfiano não recomenda esta matéria para aqueles que não assistiram a Homem de Ferro 3, pois ela contém centenas de spoilers. Se você ainda não assistiu ao filme, corra imediatamente para o cinema e volte aqui depois.

Com o estrondoso sucesso de Homem de Ferro 3, muitas pessoas querem saber as diferenças entre o filme e as HQs na qual foi baseado.

Assim, resolvi compartilhar com você meu conhecimento adquirido ao longo dos 10 últimos anos de colecionador Marvel e mostrar as principais diferenças entre a telona e os quadrinhos.

EXTREMIS

A trama do filme gira em torno do Extremis, um vírus mortal que, quando vinculado a uma pessoa, dá a ela a capacidade de manipular a temperatura do corpo e se explodir como um Voltorb.

Nas HQs a coisa é bastante diferente. O Extremis foi criado pela doutora Maya Hansen e seu parceiro Aldrich Killian que, ao contrário do filme, se mata logo nas primeiras páginas. O projeto foi uma espécie de aprimoramento do soro do super soldado, a fórmula que criou o Capitão América.

Quando injetado em uma cobaia, o vírus reescreve a planta do corpo humano, colocando-o em um casulo e substituindo os órgãos e o sistema nervoso do individuo por versões aprimoradas. Como resultado, o sujeito renasce com super-força, agilidade, resistência e capacidade de regeneração aprimoradas; além da habilidade de soltar relâmpagos das mãos e cuspir fogo. Porque, você sabe, todo mundo tem medo de dragões.

Em Homem de Ferro: Extremis, escrita pelo tremendão Warren Ellis e belamente ilustrada por Adi Ganov, Tony Stark encara um cara infectado pelo Extremis, um terrorista doméstico chamado Mallen. Após uma surra épica, o ferroso percebe que o único jeito de derrotar seu inimigo é combater fogo com fogo.

Tony então, com a ajuda da Dra. Hansen, modifica o Extremis e injeta em si mesmo. A versão modificada permite que o cérebro do gênio, bilionário, playboy, filantropo mais querido do mundo processasse informações na velocidade da luz e criasse uma ligação quase orgânica com sua nova armadura (convenientemente batizada de Extremis). Além disso, Tony também conseguiu a habilidade de comunicar e controlar mentalmente todo e qualquer tipo de equipamento eletrônico, do mais complexo satélite à mais simples torradeira.

A armadura e os poderes Extremis foram pontos-chave durante muitos dos principais eventos da Marvel, como a Guerra Civil, o mandato de Tony como diretor da S.H.I.E.L.D. e a Invasão Secreta.

Para mim, esta foi, sem dúvidas, a melhor fase do Homem de Ferro. Mas nem tudo são flores, amigo delfonauta. Pouco após a Invasão Secreta e o lançamento do primeiro filme, nosso amigo de lata teve o vírus removido de seu corpo no que, a meu ver, foi uma patética tentativa de deixá-lo “igual ao filme”.

MANDARIM

No filme, o Mandarim é apenas uma farsa. Um ator contratado por Aldrich Killian para dar um rosto terrorista aos seus escusos e sombrios negócios. Mas nas HQs o cara é um super-vilão mesmo, e dos mais pintudos.

O Mandarim é o senhor dos “Dez Anéis do Poder”, artefatos místicos que ele encontrou em uma nave espacial. Cada anel chama o Capitão Planeta possui uma habilidade especial e, com o passar do tempo, o vilão e suas joias desenvolveram uma relação quase simbiótica. Tanto que nas mãos, ou melhor, nos dedos, de qualquer outra pessoa, os anéis do poder não passam de simples bijuterias.

Além disso, o cara ainda é um mestre das ciências e se aproveitou disso para dominar a tecnologia Makluan, proveniente da nave em que ele encontrou os anéis. Ele também é um excelente lutador e um gênio tático sem igual. Seus estratagemas favoritos são aqueles em que ele manipula os governos mais poderosos do mundo para usarem suas armas contra eles próprios.

O Mandarim é considerado o maior e mais perigoso inimigo do Homem de Ferro, além de uma imensa dor de cabeça para os Vingadores e os X-Men. E, embora eu tenha gostado bastante de Homem de Ferro 3, achei uma baita falta de sacanagem o tratamento que deram a ele no filme, transformando-o em um simples capacho da…

IDEIAS MECÂNICAS AVANÇADAS, ou I.M.A., PARA OS INTIMOS

A I.M.A. nas telonas é a organização a partir da qual Aldrich Killian criou o seu império, construindo armas terroristas e usando-as para causar o caos e a paranoia e, com isso, dominar o mundo.

Nas HQs é basicamente isso também, porém, ao invés de alguns mancebos, a organização conta com milhões de gênios fanáticos, que criam todo o tipo de quinquilharia que você pode imaginar para depor os governos do mundo.

Outra coisa que difere do filme para HQ é o jeito peculiar que os seguidores da organização têm de se vestir. Você, amigo delfonauta, provavelmente já deve ter visto alguma vez os heróis da Marvel descendo o sarrafo em uma multidão de homens vestidos com roupas amarelas tipo aquelas que os apicultores usam. Pois então, infelizmente não são criadores de abelhas zumbis, mas apenas agentes da I.M.A.

O maior feito da I.M.A. foi, sem dúvida, a criação de M.O.D.O.K., um dos vilões mais bizarros do universo Marvel. Você provavelmente o conhece. Trata-se de uma cabeça gigante voadora com braços e pernas minúsculos, que solta rajadas mentais capazes de fritar um cérebro. Ele também foi o mestre da I.M.A. por anos a fio.

Outro membro da organização que merece destaque é a Dra. Betty Swanson, que foi criada para uma história do Deadpool. Considerando a maluquice que são as histórias do personagem, isto pode não dar muito crédito à moça, mas acredite, você não vai tira-la da cabeça, graças aos seus grandes e redondos óculos.

Como você pode ver, delfonauta, a I.M.A. é uma das maiores organizações científicas da Marvel, que não deve nada para outras indústrias desenvolvedora de armas, como as Indústrias Stark ou a Oscorp. E por falar nesta última, isso me leva ao próximo tópico.

PATRIOTA DE FERRO

No filme, o Patriota de Ferro é apenas a armadura do Máquina de Combate pintada de azul, vermelho e branco para que o herói tivesse um ar patriótico.

Mas nas HQs, o Patriota de Ferro não é James Rhodes. Ele não é nem mesmo um super-herói, mas sim um vilão. E este vilão é ninguém mais, ninguém menos do que Norman Osborn, mais conhecido como Duende Verde. Sim, o arqui-inimigo do Homem-Aranha conseguiu uma armadura semelhante à do Homem de Ferro.

“Como isto aconteceu?!”, pergunta o assustado delfonauta no canto da sala. Bem, durante a invasão dos skrulls à Terra, que ficou conhecida como Invasão Secreta, Norman Osborn (na época diretor dos Thunderbolts, cargo que ele conseguiu após fazer uns servicinhos sujos para o Stark) salvou a capital dos Estados Unidos e meteu uma bala na cabeça da rainha skrull durante a batalha final. O ex-Duende Verde então caiu nas graças do público, que estava descontente com os super-heróis, e o presidente recompensou este “verdadeiro patriota” com o cargo de diretor da S.H.I.E.L.D. e de dono da Torre dos Vingadores.

Começou então a era conhecida como Reinado Sombrio, onde vilões fingiam que eram os mocinhos e os verdadeiros heróis eram caçados impiedosamente. Pior ainda, para posar de bom moço, Osborn montou a sua própria equipe de Vingadores Sombrios, dando aos bandidos os mantos dos heróis.

Caso você esteja curioso, a nova equipe contava com o Mercenário (vestido de Gavião Arqueiro), Rocha Lunar (vestida de Miss Marvel), Venom (que mudava sua forma para ficar parecido com o Homem-Aranha) e Daken, o filho psicótico do Wolverine, que se apossara do antigo traje do pai. O time também contava com os heróis verdadeiros Ares, Marvel-Boy e o esquizofrênico Sentinela. Com todo este time reunido, porém, ainda faltava o simbolismo dos dois maiores Vingadores: Homem de Ferro e Capitão América. Então Norman modificou uma das armaduras de Tony Stark e a pintou com as cores da bandeira, chamando a si mesmo de Patriota de Ferro.

O reinado do Patriota de Ferro teve duração de quase um ano, quando ele teve a brilhante ideia de levantar o Cerco de Asgard e descobrir porque não se deve brincar com deuses vikings. Durante esta batalha, Osborn teve sua armadura desmantelada pelo Homem de Ferro, que não usou nada mais do que a sua icônica e ultrapassada armadura clássica. Isso, claro, prova que a tecnologia da Oscorp não presta. =P

Aliás, este é outro fato bastante curioso sobre o Homem de Ferro nos quadrinhos: por mais avançadas e mirabolantes que sejam suas novas armaduras, sempre que alguém sobrepuja sua tecnologia, Stark recorre à armadura que ele criou em 1963 e consegue salvar o dia com ela.

PEPPER POTTS DETONANDO UM VILÃO

No final do filme, você provavelmente ficou surpreendido com o fato da bela namorada de Tony, Pepper Potts, ter decido o sarrafo em um vilão. Claro, isso rolou porque ela havia sido infectada com a versão cinematográfica do Extremis, mas ainda assim ninguém esperava por aquilo. Porém, creio que aqueles que acompanham mensalmente as HQs não tenham ficado tão surpresos assim.

Isto porque a Srta. Potts tem a sua própria armadura nos quadrinhos, e quando a veste ela se torna a super-heroína Resgate. Aliás, esta personagem é basicamente a ponte entre o filme e as HQs.

Pouco após o lançamento do primeiro filme, Tony Stark sofre um atentado nas HQs. O Homem de Ferro se safa, mas Pepper fica gravemente ferida devido aos estilhaços em seu corpo. Como a moça está fraca demais para uma cirurgia, Stark cria uma espécie de ímã e coloca no peito da moça para afastar os fragmentos, muito similar ao que Robert Downey Jr. usa durante o primeiro filme.

Em seu Reinado Sombrio, Norman Osborn tenta matar Tony Stark, que foge para não ser pego. O Patriota de Ferro então volta sua fúria para Pepper que, enquanto escapa do vilão, encontra a armadura de Resgate, feita especialmente para funcionar com o ímã em seu peito. A armadura ainda possui uma inteligência artificial chamada J.A.R.V.I.S., igual ao filme.

Como o próprio nome diz, a armadura de Resgate não foi feita para o combate, mas sim para ajudar a evacuação de civis em áreas de risco enquanto o Homem de Ferro e o Máquina de Combate trocam sopapos com robôs gigantes. Ainda assim, a moça consegue se sair muito bem contra alguns vilões, como a filha do Mandarim, Justine Hammer.

E estas são as principais diferenças entre os elementos do filme e dos quadrinhos. Se eu não abordei algo que você queria saber, sinta-se à vontade para perguntar aí embaixo, nos comentários.

Mantenha-se delfonado para mais curiosidades legais sobre super-heróis tremendões, como Dora, a Aventureira.

LEIA TAMBÉM AS RESENHAS DOS FILMES QUE LEVARAM A ESTE MOMENTO:

Homem de Ferro – onde tudo começou.
Homem de Ferro 2 – até agora só o ferroso teve uma sequência.
O Incrível Hulk – até por favelas cariocas o gigante esmeralda passou.
Thor – e não é que o deus do trovão é meio fanfarrão?
Capitão América: O Primeiro Vingador – apresentando a última peça que faltava.
Os Vingadores – The Avengers – o filme de super-heróis mais esperado da história.
O Hulk de Ang Lee – não faz parte da história, mas, ei, é o Hulk!
Homem de Ferro 3: Has he lost his mind? Can he see or is he blind?

E DIVIRTA-SE COM O NOSSO ESPECIAL HOMEM DE FERRO 3:

Avengers XXX: A Porn Parody: Os “maiores” heróis da Terra.
Um delfonauta e um Homem de Ferro: Pensei que heróis combatessem a injustiça.