Assine a feed do site!
Assine os comentários do site
Siga o Delfos no Twitter!

Manual de redação do DELFOS
ou:
Como colaborar com o DELFOS?

Criado em 4/10/2004
Última alteração em 2/4/2012


Ficamos muito felizes pelo seu interesse em colaborar com o DELFOS. A primeira coisa que você precisa saber é que o DELFOS não é rentável, portanto nenhum colaborador, membro da equipe e nem mesmo o editor são remunerados no momento. O pouco dinheiro que entra é reinvestido diretamente no site para cobrir os diversos gastos que um projeto desse tipo acarreta. Portanto, se seu único interesse for o dinheiro, é melhor procurar em outro lugar. Se ainda assim, você estiver interessado, por favor continue lendo para demais instruções e regras. Leia TODO o conteúdo dessa página, pois ao nos enviar material para publicação, significa que você automaticamente concorda com tudo que dissemos aqui.


No momento, estamos precisando principalmente de:
- Ilustradores
- Fotógrafos
- Pessoas que tenham manhãs disponíveis para freqüentar as sessões de cinema para imprensa e fazer as críticas desses filmes antes da estréia.
- Interessados em pesquisar e/ou redigir notícias para qualquer seção, especialmente música, games e cinema.


1 – DIREITOS AUTORAIS E REGRAS GERAIS

Antes de mais nada, você precisa se cadastrar. É necessário o cadastro completo, afinal, se você vai trabalhar com a gente, precisamos ter os seus dados, certo? Feito isso, saiba que quando um texto é enviado para o DELFOS, o autor automaticamente cede todos os direitos para o site (veja próximo parágrafo para mais detalhes), que respeitará o nome do autor e a opinião nele contida, sem alterá-los de forma alguma e encaminhando qualquer mensagem que recebermos sobre o assunto para o autor (seu e-mail não será publicado a não ser que você solicite). Contudo, o texto pode e DEVE ser alterado quando passar pela nossa revisão, onde mudaremos o que julgarmos necessário para a leitura ficar mais agradável e o conteúdo mais adequado à nossa linha editorial e mais correto gramaticalmente. Você, no entanto, tem nossa palavra de que sua opinião não será alterada. Se isso acontecer (ei, errar é humano) escreva para nós e corrigiremos imediatamente. Assim que seu texto for avaliado (o que tentamos fazer o mais rápido possível), você receberá um e-mail contendo o arquivo revisado e nossa opinião sobre ele. Nesta mensagem, diremos se sua colaboração foi aprovada, reprovada ou se precisamos que você faça algumas alterações antes de publicarmos. Neste último caso, sempre solicitamos que as alterações sejam destacadas em vermelho, para não acarretar uma nova revisão completa.


Uma vez aprovados, os textos/fotos poderão ser usados pelo DELFOS como este bem entender, para quaisquer fins, sem nenhum ônus ou obrigação, já que terá todos os direitos relativos a ele. Isso inclui publicação em outros sites, veículos ou livros. Os textos só poderão ser publicados no DELFOS caso o autor concorde com isso. Ao enviar seu texto para nossa análise, você declara não apenas sua intenção de publicar, como também a aceitação destas regras. Isso é necessário para nossa organização interna, uma vez que podemos perder seu contato, mas seu texto vai viver para sempre. =D


Podem ser enviados textos sobre qualquer assunto relacionado ao entretenimento, diversão ou cultura geral. Dependendo do que você escolha para escrever, o texto pode demorar mais ou menos para ser publicado após a aprovação, por um simples motivo: alguns assuntos se tornam datados mais rápido. Uma resenha de um disco clássico, como um Led Zeppelin IV, por exemplo, pode ser publicada a qualquer momento com a mesma importância. Por causa disso, ela pode demorar mais para sair, enquanto uma resenha de um lançamento sairá mais rápido, pois um “disco genérico”, ao contrário de um clássico, tem muito mais importância pouco depois do lançamento do que terá dois anos depois. Portanto, se você quer ver logo seu texto no ar, tenha isso em mente ao escolher qual será o primeiro assunto que vai abordar. Pedimos paciência para a publicação. O volume de textos que recebemos é grande e muitas vezes pode demorar meses para sua colaboração ser publicada.


Também é recomendado que os colaboradores saibam aceitar críticas, tanto do público quanto da equipe. Isso não significa que seremos cruéis, de forma alguma (já o público normalmente é). Apenas nos damos a liberdade de conversar entre nós de forma direta e sincera, dizendo o que gostamos ou não nos textos (ou fotos) dos outros para assim aumentarmos cada vez mais a qualidade do nosso trabalho.


MUITO IMPORTANTE: Esta é a parte mais importante desse manual, então leia com atenção. Caso o texto não tenha sido escrito especialmente para o DELFOS, pedimos que nos avise para que os créditos ao veículo original sejam devidamente informados aos leitores. Normalmente, não usamos matérias escritas para outros veículos ou anteriormente publicadas, mas em alguns casos podemos abrir exceções e daremos sempre os créditos para o veículo original. Caso você mande algo sem avisar se foi escrito para outro lugar ou anteriormente publicada, assumiremos que a matéria foi escrita para o DELFOS e, portanto, este tem todos os direitos sobre ela.


É muito importante frisar isso, pois é comum recebermos textos, trabalharmos em cima dele, para depois vermos que outro veículo o publicou antes. Não vamos disputar sua matéria com nenhum outro site, do tipo, “quem publicar antes, leva”. Aqui sua matéria será analisada cuidadosamente e, uma vez aprovada, entrará na fila de publicação, onde pode ficar por bastante tempo. Em compensação, quando sair, sairá com todo o destaque que seu trabalho merece, não em páginas secundárias que ninguém freqüenta, como fazem outros sites. Portanto, se você está com pressa, ou desesperado para ver seu trabalho publicado, NÃO envie para nós. Portanto, se você quiser que seu texto saia aqui, NÃO o publique em nenhum lugar antes, nem mesmo no seu blog e NÃO o envie para outros veículos ao mesmo tempo.


Se você tem um blog ou um site e deseja utilizar o conteúdo dele no DELFOS, nos avise que a matéria foi escrita para o seu veículo quando enviar o texto para que possamos dar os devidos créditos. Se você escreveu para o DELFOS, espere até que a matéria seja publicada aqui antes de colocá-la no seu blog ou em outros sites, dê os créditos para nós quando for colocá-la lá e nos avise que está utilizando em outro veículo. A decisão é sua, mas por favor não mande uma matéria para cá e publique em outro lugar sem nos avisar, nem antes nem depois de nós a colocarmos no ar. E nem adianta tentar nos enganar, pois temos nossas formas de descobrir quando outros veículos usam os textos delfianos.


Um pouco de honestidade deixará mais fácil e mais simples para todo mundo A reprodução em outros veículos (inclusive seu blog) é autorizada, desde que contenha no início a seguinte frase: "Matéria originalmente publicada no site DELFOS - www.delfos.jor.br" (lembrando, isso deve estar no texto mesmo que ele seja seu, e ele não deve ser colocado no ar em nenhum lugar antes do DELFOS publicá-lo, a não ser que você tenha escrito para esse outro veículo e, nesse caso, nos avise isso quando enviar para cá para que possamos creditá-lo). A versão publicada no seu blog/site, no caso de um texto que você tenha optado por ser do DELFOS deve ser a mesma editada e aprovada que colocamos aqui. Não esqueça de nos avisar da publicação de nossos textos em outros veículos e talvez até possamos divulgar a URL do mesmo, caso julguemos apropriado. Muitos colaboradores do DELFOS acabam tendo seus textos divulgados em outros sites, o que é vantajoso para todas as partes. Se algum pretenso “colaborador” enviar matérias de autoria de terceiros, deverá responder legalmente por isso.


Você não deve considerar DE FORMA ALGUMA a oportunidade de colaborar com o DELFOS como um favor para nós. Encare como uma possibilidade de realizar contatos, desenvolver um portfólio de material publicado (textos, fotos, etc), aumentar seu currículo, fazer novos amigos, contribuir para um Brasil mais inteligente, etc. Existem vários motivos para você querer contribuir com o DELFOS e, se você for uma pessoa legal, responsável e tiver um material de qualidade, você sem dúvida vai progredir rapidamente na nossa hierarquia.


2 – DICAS DE REDAÇÃO PARA O DELFOS

Faça frases curtas. Prefira pontos a vírgulas. Evite parágrafos muito grandes ou com muitas idéias juntas – o ideal é passar no máximo uma idéia por parágrafo. Use linguagem coloquial, mas não esqueça das regras da gramática. Revise o texto antes de enviar. Verifique a concordância e se as idéias estão amarradas e fazendo sentido. Evite abreviações de internet (vc, rs) e até mesmo coisas como “pra” ao invés de “para”.


No DELFOS, todos os redatores têm TOTAL liberdade de opinião e expressão, desde que não usem palavrões, xingamentos ou expressões vulgares de qualquer tipo e, principalmente, gerundismo (estarei enviando, estarei assistindo, etc). Opiniões polêmicas são bem-vindas, mas tenha argumentos para defendê-las e bom senso para não falar coisas que podem gerar problemas legais (lembre-se também de que você é o responsável pela opinião emitida no texto e deve responder legalmente por ela) para você posteriormente. Todos os textos devem vir recheados de opinião própria e escritos na primeira pessoa, pois fazemos jornalismo assumidamente parcial. Sinta-se à vontade para usar humor e ironias. Aliás, isso é recomendado. A linguagem deve ser coloquial de forma a gerar uma leitura leve e agradável, porém abrangendo todos os detalhes que o autor desejar comentar sobre o assunto em questão (lembre que nos destacamos por nossas resenhas detalhadas). Tamanho não chega a ser um problema, pode escrever o quanto achar necessário, mas é aconselhável não passar de 15 mil toques para evitar que as pessoas desistam de ler seu texto por ele ser longo demais. Acredite, isso acontece com mais freqüência do que você pensa.


3 - HIERARQUIA

Existem alguns níveis de hierarquia no DELFOS, pelos quais todos têm que passar. Independente da posição na hierarquia, ninguém além do editor ou alguém designado por ele através de autorização escrita, tem direito a entrar em contato com bandas, gravadoras, assessorias de imprensa ou qualquer pessoa ou empresa em nome do DELFOS. Veja os níveis de hierarquia abaixo.


a) Colaborador Ocasional: Aqui você não tem absolutamente nenhuma responsabilidade ou deveres para com o DELFOS (além das citadas na seção anterior deste texto). Você escreve sobre o que quiser, quando você quiser e envia o texto para nós. Ele será lido, avaliado, corrigido e TALVEZ, publicado. A publicação ou não do seu texto será determinada principalmente pela qualidade do mesmo e se o seu conteúdo é condizente com os assuntos abordados no DELFOS e com nossa linha editorial. Ou seja, a publicação depende apenas do seu capricho e dedicação.


b) Colaborador Fixo: Após ter uma boa quantidade de material de qualidade aprovado (não necessariamente publicado), você será um colaborador fixo. Aqui suas responsabilidades aumentam, mas os benefícios também. Você começará a representar o DELFOS em eventos diversos. Para ser mais claro, terá a oportunidade de ir a cabines (sessões de cinema fechadas para a imprensa), cobrir shows, entrevistas coletivas ou exclusivas, eventos, etc. Qualquer material de divulgação recebido no evento (CD, DVD, presskits, releases, etc) será de propriedade do DELFOS e deverá ser comunicado ao editor 24 horas após o evento. O editor responderá se esse material deverá ser entregue ao DELFOS (pessoalmente ou pelo correio) ou se poderá ficar com você, baseado no uso que esse material pode ter pelo resto da equipe.


Além dessas missões, também esperamos que os colaboradores fixos continuem enviando materiais espontaneamente, como faziam quando eram colaboradores ocasionais. Assim que a administração do site designar você para uma dessas “missões”, você receberá um convite contendo um prazo para o material ser entregue, sem compromisso algum. Você pode tanto recusar o convite, quanto solicitar um prazo maior, sem nenhum problema (o pior que pode acontecer é designarmos outra pessoa para o evento). Contudo, a partir do momento em que você aceitar e sua presença for confirmada para os responsáveis pelo credenciamento, não tem mais volta. Vamos contar com a sua matéria na data combinada e não queremos ouvir (nem ler) qualquer tipo de desculpa. Atrasos são intoleráveis. Veja bem, entendemos que você pode ter outras prioridades, mas a partir do momento que estamos contando com você para fazer algo, não queremos saber como a faculdade ou a sua vida anda complicada. O DELFOS não é um laboratório, é um local de trabalho, e deve ser levado a sério. Somos bem rígidos nesse ponto, pois levamos o site muito a sério e queremos que tanto colaboradores como equipe sejam dignos da confiança que depositamos neles. Portanto, se você achar que terá problemas em cumprir determinado prazo, o certo a fazer é solicitar um prazo maior no momento do recebimento do convite ou simplesmente recusá-lo. Se você é como 90% dos brasileiros e é completamente incapaz de se organizar para cumprir algo combinado, o melhor é nem combinar. Nós não queremos você como um colaborador fixo. Fique como colaborador ocasional, mandando coisas sempre que quiser, no seu próprio tempo, sem nenhuma pressão. A partir deste nível, queremos apenas pessoas confiáveis e que valorizem isso tanto quanto nós.


c) Delfiano (Membro da Equipe): Agora o negócio é mais sério ainda, pois você se torna um membro efetivo da Ordem Delfiana Secreta. Seu perfil aparecerá na página "Quem somos" e você terá um papel muito maior no DELFOS. Você estará entre as primeiras opções para cabines, shows e eventos nos quais tiver interesse. Pode até sugerir a cobertura de um evento que normalmente não cobriríamos e faremos o possível para conseguir a credencial para você. Caso o DELFOS se torne um projeto economicamente viável (e nós nos esforçamos muito para que isso aconteça), a equipe começará a ser remunerada de forma a ser combinada no futuro (mensal, freelancer, etc). Além de tudo isso, você ainda vai ter o direito de participar das Reuniões Delfianas Secretas (sobre a qual nada falaremos nesta página, já que esta pode ser lida por qualquer um).


Dependendo da qualidade do seu trabalho e de quão confiável você seja, é possível passar de Colaborador Ocasional para Delfiano em apenas alguns dias, mas também pode demorar anos. Só depende de você. Não vai fazer nenhuma diferença se você conhece ou for amigo de alguém da equipe. Nós damos oportunidades para qualquer um, porque odiamos o fato de vivermos em um mundo onde os contatos e as amizades parecem importar mais do que a habilidade das pessoas.


4 - PADRÃO

Os textos precisam estar no padrão abaixo, pois só assim serão “entendidos” pelo sistema do site. Pequenos erros (como um ou dois negritos errados) serão corrigidos, mas se o arquivo não estiver de forma alguma no padrão, pediremos para você arrumá-lo e reenviar.


a) Fotos: devem ser enviadas para o e-mail carlos@delfos.net.br em formato .JPG (aceitamos apenas fotos digitais) e em dois pacotes compactados (.zip ou .rar): um com as fotos sem nenhum edição e com a maior qualidade possível (esse pacote é imprescindível - se você for credenciado pelo DELFOS como fotógrafo a qualquer evento, ele TERÁ que ser enviado para nós) e outra editada, em tamanho reduzido, com resolução de 72 DPI e o endereço do DELFOS escrito de acordo com o padrões que utilizamos desde essa matéria. Solicite pelo e-mail contato@delfos.net.br se quiser que enviemos um arquivo .PSD com a marca d’água para que você possa colocá-la.


b) Textos: devem ser enviados para o e-mail carlos@delfos.net.br em formato .DOC ou .DOCX, com a fonte Times New Roman tamanho 12 e espaçamento entre linhas simples. Deve ser pulada uma linha entre cada parágrafo (apertando enter, não através de configurações automáticas do Word) e os parágrafos e frases não devem ser longos demais. Prefira pontos a vírgulas, sempre que possível. A visualização deve vir em Layout de Impressão (opção que se encontra no menu Exibir). Não envie sua matéria no corpo do e-mail, aceitamos apenas anexado. Todo texto (com a exceção de notícias) precisa vir acompanhado de pelo menos uma imagem com a maior qualidade possível (pode ser a capa do CD/livro/DVD, o cartaz de um filme, etc). Essas imagens não devem ser colocadas no arquivo de Word, mas enviadas em arquivos separados, nos formatos mais comuns (gif, jpg ou bmp). Todos os arquivos, imagens e textos, devem SEMPRE vir no mesmo e-mail e sempre em suas versões finais. Ou seja, não envie um texto incompleto para dizermos o que estamos achando e nem mande o texto dizendo que depois envia as imagens. O nome do arquivo também deve seguir um padrão:

Para cinema, por exemplo (a data se refere ao dia em que foi escrito):
Ano (aaaa) - Mês (mm) - Dia (dd) - Nome do filme.doc
Veja o exemplo abaixo:
2004 - 09 - 23 - Kill Bill Vol. 2.doc

Para a seção de música e literatura, o arquivo precisa apenas conter o nome do disco/DVD/livro, sem ser necessário o nome do artista/autor. Também usamos um cabeçalho nos textos, de acordo com a seguinte norma:

Para cinema, por exemplo (Não precisa estar em negrito):
Dia/Mês/Ano
Seção do site – Subseção do site – Nome do filme em português (nome original - país de origem - ano de produção)
Por "nome do autor"

Veja o exemplo abaixo:
23/9/2004
Cinema – Resenhas – Kill Bill Vol. 2 (Idem - EUA - 2004)
Por Carlos Eduardo Corrales


Perceba que no cabeçalho não usamos zero à esquerda dos números, apenas no nome do arquivo.


Abaixo disso, colocamos mais três tópicos:
Nota: uma nota para o produto avaliado, indo de 0 a 5 com intervalos de 0,5.
Resumo: o que vai sair embaixo da foto nos destaques que ficam na capa.
Palavra-chave: Já reparou que no final dos textos tem aquele “Leia mais sobre X”? Esse X é a palavra-chave. Pode usar quantas palavras-chave quiser, basta separá-las por ponto e vírgula (;).


Depois disso, vem a ficha técnica, onde você deve colocar coisas como título original, país de origem, editora, autores, ano, etc.


O cabeçalho de todas as seções segue esta mesma lógica.


Para terminar, o padrão nos textos em si:

Negrito - Nomes de bandas, filmes, livros, games, etc. Para deixar em negrito para o site, coloque antes das palavras que quer deixar assim dois [ e depois dois ].

Itálico - Nomes de músicas, discos, qualquer palavra em outra língua que não seja o português. Para deixar em itálico para o site, coloque antes das palavras que quer deixar assim dois ( e depois dois ).

LETRAS MAIÚSCULAS E EM NEGRITO - Sempre que for citado o nome DELFOS.


Você pode baixar um arquivo de exemplo aqui. Assim você pode ver como a cara do texto deve ficar.


Isso é tudo. Sabemos que exigimos bastante e que esse texto e nossos padrões podem parecer meio complicados a princípio, mas é bem mais fácil do que parece. O motivo de exigirmos tanto é que somos bem abertos na questão de colaboradores e isso nada mais é do que uma forma de seleção, pois queremos receber material apenas de quem esteja realmente a fim e leve a sério (isso não significa ausência de humor), não de pessoas que queiram apenas mostrar para os amiguinhos seu texto em um site. Nós não precisamos de colaboradores, nós precisamos de membros da equipe. E ninguém se torna membro de nenhuma equipe sem esforço.


Se você teve saco de ler até aqui e concordou com tudo que foi exposto acima, você já se destaca da imensa maioria que visita essa página e que pára no parágrafo do dinheiro. Isso é para nós uma grande prova da sua sinceridade e vontade de colaborar conosco. Muito obrigado pelo interesse e aguardamos seu contato na esperança de que possamos ter uma boa parceria no futuro. Se quiser nos enviar um e-mail com quaisquer perguntas ou dúvidas que não estejam esclarecidas aqui, coloque no título a senha "baboseira, baboseira", pois isso identificará para nós que você leu o texto até o fim e sua mensagem receberá tratamento prioritário sobre quaisquer outros que venham com outro título. Por favor utilize esta senha apenas em caso de dúvidas relacionadas ao conteúdo desta página ou envio de material para publicação.


Valeu!
Carlos Eduardo Corrales - Editor Delfiano
carlos@delfos.net.br

Observação: Qualquer dado nesse texto pode ser alterado a qualquer momento sem aviso prévio. É de responsabilidade dos colaboradores estarem sempre a par do manual atual.



· Busca Avançada

Login
Senha
Lembrar de mim:
Ainda não é cadastrado?
Então clica aqui!







Copyright © Delfos 2004 - .