Assine a feed desta seção!
Assine os comentários do site
Siga o Delfos no Twitter!

Título original: The Bleeder
País de origem: EUA
Ano: 2016
Gênero: Califórnia
Direção: Philippe Falardeau
Roteiro: Jeff Feuerzeug, Jerry Stahl, Michael Kristofer e Liev Schreiber.
Elenco: Liev Schreiber, Ron Perlman, Naomi Watts e Elizabeth Moss.
Nota:



Punhos de Sangue conta a história do Rocky de verdade

Publicado em 24/5/2017 às 00:00


Você já ouviu falar de Chuck Wepner? A resposta é sim, mas talvez o nome não tenha ativado seus centros mnemônicos. Ele é um ex-boxeador, que em 1975 saiu na mão contra Muhammad Ali. O sujeito era um azarão desconhecido, e até o próprio Ali tirava uma com sua cara antes da luta. As apostas estavam pagando 40 para um contra ele. Parece que só ele mesmo acreditava em seu potencial.

Daí veio o dia da luta. Ele não ganhou, mas sua garra e força de vontade viraram o jogo e fizeram a platéia gritar seu nome em uníssono. Foi uma vitória moral, que colocou o nome do lutador na mídia mainstream. Tão mainstream, aliás, que fizeram um filme baseado na sua história. E não, não estou falando de Punhos de Sangue.

O GARANHÃO ITALIANO

O filme em questão é Rocky, que até hoje vem sendo explorado por Hollywood. Punhos de Sangue tem como proposta mostrar a história por trás da história. Acompanhamos Chuck desde antes da luta contra Ali, passando pela própria, a criação e posterior sucesso do filme Rocky e como ele lidou com a fama repentina. A maior de suas batalhas, no entanto, é contra a terrível e cruel ditadura da monogamia.

O filme segue aquela fórmula de começar pelo final, mostrando que eventualmente o protagonista vai lutar contra um urso. Eu passei o filme inteiro empolgado para que este momento chegasse de verdade no filme, e quando finalmente isso acontece, eles passam do antes para o depois da luta sem mostrar o durante. Pô, serio que acharam que mostrar qualquer outra coisa no filme teria um apelo sequer próximo de uma luta de boxe contra um urso?

O filme elabora até a relação de Chuck com o próprio Sylvester Stallone, interpretado pelo ator Morgan Spector. Aliás, tente não rir na primeira aparição do sujeito. Ele ficou parecendo uma imitação cômica do Sly de verdade.

Um outro atrativo do filme é mostrar como a Naomi Watts ficaria ruiva. Vai dizer que você nunca se perguntou isso? Se não, o que tem de errado com você? Um dos meus principais passatempos é imaginar como mulheres ficariam com o cabelo vermelho.

A melhor parte de Punhos de Ferro é mesmo a que repete a história do filme Rocky. Ver toda a preparação e empolgação que antecedem a luta contra o Ali é muito legal, e o combate em si acaba servindo como um clímax antes do clímax. Eu não esperava que a história chegasse ao ponto em que o filme Rocky é feito. Pois é, pura inocência minha, eu sei, afinal, acaba sendo esta a parte dessa história que não é tão conhecida.

No entanto, com ela vem toda aquela formulinha tradicional das cinebiografias, mostrando a ascensão e queda da figura cinebiografada. E sim, a segue à risca. É incrível, mas o filme me surpreendeu mais quando conta a história que já conhecia do que na parte realmente inédita.

Há, sem dúvida, algo mágico na história de Chuck Wepner. Não é à toa que sua história fez tanto sucesso em sua versão ficcionalizada. No entanto, o que ela realmente tem de interessante é justamente o que já conhecemos. Depois daquilo, é só mais uma cinebiografia.

Leia mais sobre Punhos de Sangue, Bleeder, Philippe Falardeau, Naomi Watts, Ron Perlman, Liev Schreiber, Boxe, Rocky.




 

28/6/2017 - Meu Malvado Favorito 3
22/6/2017 - O Círculo parece uma versão para cinema de Watch Dogs
21/6/2017 - Bruxarias
21/6/2017 - Meus 15 Anos
20/6/2017 - Ao Cair da Noite mistura Walking Dead com The Last of Us
15/6/2017 - Baywatch: S.O.S. Malibu
14/6/2017 - Tudo e Todas as Coisas
14/6/2017 - Colossal
13/6/2017 - Sepultura Endurance
9/6/2017 - A Múmia é um excelente começo para o Dark Universe
7/6/2017 - Neve Negra
1/6/2017 - Inseparáveis
31/5/2017 - Mulher-Maravilha
30/5/2017 - Z - A Cidade Perdida não tem nada a ver com zumbis!
24/5/2017 - Punhos de Sangue conta a história do Rocky de verdade
18/5/2017 - Um Homem de Família
18/5/2017 - O Rastro
17/5/2017 - Rei Arthur: A Lenda da Espada
16/5/2017 - Corra!
11/5/2017 - Uma Dama de Óculos Escuros com uma Arma no Carro
1234567... 78


· Busca Avançada

Login
Senha
Lembrar de mim:
Ainda não é cadastrado?
Então clica aqui!









Copyright © Delfos 2004 - .