Assine a feed desta seção!
Assine os comentários do site
Siga o Delfos no Twitter!

Título original: A Cure for Wellness
País de origem: Alemanha / EUA
Ano: 2016
Gênero: Suspense
Duração: 146 minutos
Distribuidora: Fox
Direção: Gore Verbinski
Roteiro: Justin Haythe
Elenco: Dane DeHaan, Jason Isaacs e Mia Goth.
Nota:



A Cura

Publicado em 16/2/2017 às 11:11


Sabe que, antes de hoje, eu nunca tinha percebido que o diretor de O Chamado, Piratas do Caribe, O Cavaleiro Solitário e Rango (livrai-nos do mal, Odin pai todo poderoso) era o mesmo caboclo?

E considerando que o sujeito tem no currículo alguns dos filmes mais rentáveis de Hollywood, me chamou a atenção eles destacarem o fato de ele ter dirigido o primeiro O Chamado na divulgação. Claro, o motivo é óbvio. A Cura é um suspense, bem mais próximo em gênero do filme da japinha cabeluda do que do Johnny Depp de dread.

Aqui conhecemos o Harry Osbourne (Dane DeHaan), que após a morte do Norman, assumiu a empresa e virou um executivo bem sucedido da Oscorp de Wall Street. Peraí, você está querendo me dizer que na sua cabeça os filmes não existem todos em um único universo? Que vida chata deve ser a sua...

Então, o Harry, que aqui chama Lockhart, é enviado pelos outros executivos para ir até um sanatório na Suíça e trazer de volta um ex-manda-chuva da empresa que acabou ficando por ali.

O lugar, no entanto, não é o que parece. Até porque ele parece deveras aprazível. Trata-se de uma casa grande nos alpes suíços, com uma belíssima vista das montanhas. É um dos visuais mais bonitos que já vi na tela grande, e me lembrou uma mistura de Resident Evil com Ico.

No entanto, há algo sinistro com o lugar, que parece não estar muito a fim de dar alta para os seus pacientes. O que está rolando? Descobrir isso é a graça do filme, que obviamente só vai explicar tudo nos últimos minutos.

A direção do Gore Verbinski é bem estilosa. Logo no início, tem uma cena de atropelamento que é realmente impressionante, e talvez seja um dos momentos mais aflitivos do longa.

A montagem, por outro lado, me incomodou bastante. Ele intercala linhas de tempo de forma que as coisas simplesmente não se encaixam. A cena do crematório, por exemplo, é uma das grandes vaciladas, e poderia ter sido excluída. Além dela, há erros feios de cronologia (então os dentes crescem de volta?) e uma certa máscara que não faz sentido nenhum. Sério, se você entendeu o que estava por baixo da máscara, por favor me explique.

E já que falamos em montagem, A Cura realmente carece de um editor mais implacável. Duas horas e meia é simplesmente muito tempo para um longa que é basicamente composto de um plot twist. O twist em questão eu até achei bacaninha, mas é batata que o negócio demora bem mais para chegar aos finalmentes do que o necessário.

Outra coisa que merece ser destacada é que a trama toda parece um pouco demais com Ilha do Medo, aquele mesmo do Scorsese. Teve mais de um momento, aliás, que eu achei que o twist do filme seria exatamente igual. Felizmente não foi, mas há muitas semelhanças na construção da história.

Não achei A Cura um filme ruim. Ele é longo demais e perde a mão em vários momentos, mas poderia ter rendido um bom suspense de uma hora e meia, ainda que não um necessariamente muito criativo. O que temos aqui, no entanto, é apenas um filme nada. Um filme nada grandão.

Leia mais sobre A Cura, Gore Verbinski, Dane DeHaan, Jason Isaacs, Mia Goth, Fox, Filmes nada.




 

26/4/2017 - Além da Ilusão
20/4/2017 - Paixão Obsessiva
19/4/2017 - Gostosas, Lindas e Sexies
18/4/2017 - Vida
12/4/2017 - Velozes e Furiosos 8
6/4/2017 - Despedida em Grande Estilo
5/4/2017 - Os Smurfs e a Vila Perdida
4/4/2017 - Cães Selvagens
30/3/2017 - A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell
29/3/2017 - O Poderoso Chefinho
24/3/2017 - T2 Trainspotting
23/3/2017 - Fragmentado
22/3/2017 - Power Rangers
16/3/2017 - Tinha Que Ser Ele?
15/3/2017 - A Bela e a Fera
13/3/2017 - Ghost in the Shell - A animação original
9/3/2017 - Paro Quando Quero
9/3/2017 - Fome de Poder
8/3/2017 - Kong: A Ilha da Caveira
7/3/2017 - Negação
1234567... 77


· Busca Avançada

Login
Senha
Lembrar de mim:
Ainda não é cadastrado?
Então clica aqui!









Copyright © Delfos 2004 - .