Assine a feed desta seção!
Assine os comentários do site
Siga o Delfos no Twitter!

Título original: Miss Sloane
País de origem: França / EUA
Ano: 2016
Duração: 132 minutos
Distribuidora: Paris
Direção: John Madden
Roteiro: Jonathan Perera
Elenco: Jessica Chastain, John Lithgow, Mark Strong e Alison Pill.
Nota:



Armas na Mesa

Publicado em 31/1/2017 às 00:00


Quem acompanha o DELFOS há algum tempo já sabe: nós somos praticamente um fã-clube de ruivas. De preferência com bacon, mas ninguém aqui negaria uma ruiva nem mesmo se acompanhada de alguma porcaria saudável e verde, tipo alface. Dito isso, preciso exclamar: que puxa, como a Jessica Chastain está bonita neste filme. Eu me lembrava dela apenas por ser ruiva, mas aqui ela está tão linda quanto a Bryce Dallas Howard. Até vou almoçar bacon hoje em homenagem a isso.

E pronto, agora que eu já quebrei o gelo do primeiro parágrafo da resenha, vamos falar de Armas na Mesa propriamente dito. A dona Chastain é uma lobista que é contratada para fazer com que passe uma nova lei que dificultaria o acesso a armas de fogo. Veja bem, não é uma proibição, são apenas coisas totalmente racionais, como verificação de antecedentes e tempo de espera.

Obviamente, isso a coloca em rota de colisão com a indústria de armas, representada pelo escritório no qual ela trabalhava antes. E eles, é claro, têm muito mais dinheiro, o que se traduz em um apoio político incomparável. Mas a Jessica (Eu gosto deste nome. É bonito, não? Há alguma Jéssica delfonauta?), assim como o Wolverine, é a melhor no que faz e o que ela faz não é nada bonito. Inclusive, repetidas vezes ela e seus colegas dizem que a palavra “cínico” é usada por pessoas ingênuas que não entendem como o mundo funciona.

Claro, cá entre nós, ela está do lado do bem. Acredito que todo mundo aqui acredita que comprar armas não deve ser como comprar chocolates. O outro lado é tão alienígena para mim que eu sinceramente gostaria de ter ouvido os argumentos dos rivais.

Ao invés disso, eles apenas se escoram no fato de que a constituição considera carregar armas um direito inalienável. Quando ela joga o argumento perfeitamente racional de que “todos são a favor de licenças para dirigir, porque coisas perigosas precisam ter um cuidado”, os vilões apenas retrucam que “a constituição não garante aos americanos o direito de dirigir”.

Talvez esse tipo de coisa cole nos patriotas cegos dos Estados Unidos, mas para nós não faz o menor sentido. Eles poderiam, por exemplo, dizer que dificultar a venda de armas custaria um número X de empregos e causaria uma diminuição considerável da economia. Este seria um argumento que eu compreenderia, mas eles nunca chegam perto de algo assim.

Isso custa ao filme, pois o que poderia ser uma saudável e inteligente discussão sobre porte de armas se torna apenas uma batalha de bem contra o mal. Não à toa, os malvadões resolvem fazer uma campanha para sujar o nome da protagonista – e olhe que ela está muito longe de ser flor que se cheire.

Por ser uma história de lobby, além de ser ancorado em diálogos ágeis e cheios de advogadês, é impossível não lembrar de Obrigado Por Fumar.

O filme estrelado pelo queixudo Aaron Eckhart, claro, é uma comédia, o que o diferencia sobremaneira de Armas na Mesa, que é assaz sério. Sua abordagem cômica para um assunto espinhoso torna o filme não apenas muito mais agradável, mas também mais inteligente. Ali sim, temos o lado dos vilões bem desenvolvido, até porque o próprio protagonista está do lado dos vilões.

Ainda assim, Armas na Mesa é um filme legal. É inegável que ele perde muito da sua força se sua bandeira não for vermelha, branca e azul, mas acaba sendo um bom drama de tribunal mesmo para verde-amarelos que curtam o gênero. Como eu.

Leia mais sobre Armas na Mesa, Jessica Chastain, John Lithgow, John Madden, Paris.




 

22/6/2017 - O Círculo parece uma versão para cinema de Watch Dogs
21/6/2017 - Bruxarias
21/6/2017 - Meus 15 Anos
20/6/2017 - Ao Cair da Noite mistura Walking Dead com The Last of Us
15/6/2017 - Baywatch: S.O.S. Malibu
14/6/2017 - Tudo e Todas as Coisas
14/6/2017 - Colossal
13/6/2017 - Sepultura Endurance
9/6/2017 - A Múmia é um excelente começo para o Dark Universe
7/6/2017 - Neve Negra
1/6/2017 - Inseparáveis
31/5/2017 - Mulher-Maravilha
30/5/2017 - Z - A Cidade Perdida não tem nada a ver com zumbis!
24/5/2017 - Punhos de Sangue conta a história do Rocky de verdade
18/5/2017 - Um Homem de Família
18/5/2017 - O Rastro
17/5/2017 - Rei Arthur: A Lenda da Espada
16/5/2017 - Corra!
11/5/2017 - Uma Dama de Óculos Escuros com uma Arma no Carro
10/5/2017 - O Cidadão Ilustre
1234567... 78


· Busca Avançada

Login
Senha
Lembrar de mim:
Ainda não é cadastrado?
Então clica aqui!









Copyright © Delfos 2004 - .