Clássicos da Sessão da Tarde

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Relembre a infância com o nosso especial Sessão da Tarde:
Quero Ser Grande – Eu vou ter 30 anos a minha vida toda! E o especial delfiano Sessão da Tarde começa.
Te Pego lá Fora – Dor é temporária. Filme é para sempre.
Tremendões – Ferris Bueller – Ele mata aula para curtir a vida adoidado!
Curtindo a Vida Adoidado – Bou-Bou Tchk-Tchk-Tch-Kah!
Os Goonies – E se você encontrasse um mapa de tesouro na sua casa?

Quem foi criança na década de 80 e gostava de passar a tarde em frente à TV, com certeza nunca vai se esquecer de alguns filmes assistidos nessa época. E se você está aqui no DELFOS, então com certeza deve se identificar com inúmeros deles.

Estes verdadeiros clássicos, muitos deles reprisados até hoje, que estão no coração de muitas pessoas, são carinhosamente chamados de Sessão da Tarde, e acho que nem preciso dizer o motivo.

Agora, fechamos mais este especial delfiano com esta matéria especial: um guia com alguns dos principais representantes do gênero, para relembrar essa época mágica, conferir se já assistiu todos, ou mesmo ficar por dentro de algum que não tenha visto. Está pronto? Então bem-vindo aos anos 80!

Gatinhas e Gatões (Sixteen Candles – EUA – 1984)

Como é: Samantha Baker (Molly Ringwald) vai fazer 16 anos (daí o título original, “Dezesseis Velas”), mas sua família, empolgada com o casamento de sua irmã, se esquece da data tão especial. Para completar, ela está apaixonada pelo cara mais popular da escola.

Por que é clássico: Porque é um filme de John Hughes, o mestre dos filmes teen dos anos 80. E também revelou Molly Ringwald, uma das musas da referida década. Qualquer fita deles juntos ou separados é um clássico.

Por que é Sessão da Tarde: Mesma razão de cima. Se é do John Hughes e/ou com a Molly Ringwald é Sessão da Tarde. Mas inacreditavelmente eu só fui ver esse filme pela primeira vez quando já estava na faculdade.

Karatê Kid – A Hora da Verdade (The Karate Kid – EUA – 1984)

Como é: Daniel LaRusso (Ralph Macchio) se muda para outra cidade e passa a ser vítima de uma gangue de bullies karatecas. O zelador do seu prédio, que responde por Sr. Miyagi (Pat Morita), passa a ensiná-lo as técnicas e a filosofia do verdadeiro karatê. Daniel-san irá então resolver suas diferenças com os caras num campeonato.

Por que é clássico: Sr. Miyagi, cara! O velhinho é muito tremendão. Também tem Daniel-san e as clássicas falas “mostre pintar cerca” e “mostre encerar o assoalho”, dentre outras. Além disso, o sucesso da película gerou um desenho animado e mais três continuações, sendo as duas primeiras quase tão clássicas quanto o original.

Por que é Sessão da Tarde: Exibido pelo menos umas duas vezes por ano, tem o Ralph Macchio, um dos rostos mais conhecidos da época e uma promessa que não se concretizou. E além do mais, é um dos filmes mais cultuados dos anos 80. Experimente dar uma busca por “Karate Kid” na parte de fotos do Google para ver o que acontece.

Splash – Uma Sereia em Minha Vida (Splash – EUA – 1984)

Como é: Allen Bauer (Tom Hanks) é salvo de se afogar quando moleque por uma sereia (Daryl Hannah). Anos depois, o sujeito consegue a façanha de quase se afogar de novo. E, again, é salvo pela sereia, que se apaixona por ele, troca sua cauda por pernas, e vai atrás do cara em terra firme. Mas o segredinho dela pode atrapalhar a relação.

Por que é clássico: Muito antes de ser um ator oscarizado, Tom Hanks era o rei das comédias ligeiras e despretensiosas. Ainda tem Daryl Hannah, uma das mulheres mais desejadas da década dos mullets e o gordinho John Candy, outro grande ator de comédia da época.

Por que é Sessão da Tarde: Para ser franco, eu não sei. Nunca vi esse filme e, embora tenha vários pré-requisitos para um Sessão da Tarde, o fato de ser uma comédia romântica não me parece ser um deles. Entretanto, vários amigos me garantiram que se trata de um representante legítimo. Então tá.

Um Tira da Pesada (Beverly Hills Cop – EUA – 1984)

Como é: Policial de Detroit, Axel Foley (Eddie Murphy) vai à chique Beverly Hills investigar por conta própria a morte de um amigo. Lá ele se desentende com a polícia local, que bota dois detetives quadradões na cola dele. Claro, isso não é nenhum problema para o espertalhão Axel.

Por que é clássico: Excelente mistura de filme policial e comédia, firmou a carreira de Eddie Murphy no cinema e até hoje é referência para filmes do gênero. Gerou duas continuações, sem o mesmo brilho do longa original.

Por que é Sessão da Tarde: Nada é mais anos 80 que Eddie Murphy e a clássica música tema do longa. E embora seja um pouco violento demais para o horário, é de fato muito engraçado.

Clube dos Cinco (The Breakfast Club – EUA – 1985)

Como é: Cinco estudantes pegam a tal da detenção (o castigo dos colégios estadunidenses). Eles têm de passar um sábado inteiro na biblioteca do colégio, sem nada pra fazer. Como cada um é de um grupinho diferente (há o atleta, o CDF, o revoltado, a popular e a esquisita) as horas de convivência forçada viram um verdadeiro estudo antropológico sobre as panelinhas adolescentes e suas relações sociais.

Por que é clássico: Porque é mais um filme do John Hughes, e um de seus melhores trabalhos. E também revelou os atores Emilio Estevez e Anthony Michael Hall. Conta ainda com a Molly Ringwald.

Por que é Sessão da Tarde: Embora nas escolas brasileiras não tenhamos esse negócio de detenção e tipos como o atleta, os outros estereótipos estão presentes em nossa vida escolar. Logo, também é interessante para nós, brasileiros. E lembre-se, filmes de colegial compõe a imensa maioria dos chamados Sessão da Tarde.

Os Goonies (The Goonies – EUA – 1985)

Como é: Um grupo de amigos vai ter de desocupar suas casas no bairro. Mas um mapa do tesouro pirata pode levá-los a encontrar uma bolada que pode salvar seus lares, evitando a separação dos chapas. No caminho deles, apenas muitas armadilhas e uma família de criminosos, os Fratelli.

Por que é clássico: “Sloth quer chocolate!” e “buracos de bala!”. Precisa de mais alguma coisa?

Por que é Sessão da Tarde: É uma aventura infanto-juvenil com Sean Astin e Corey Feldman no elenco. Este último, ao lado de seu xará Corey Haim e de John Hughes e Molly Ringwald, são os grandes ícones da Sessão da Tarde. Ah, tem também aquele chinesinho do Indiana Jones e o Templo da Perdição. Se você nunca assistiu quando era criança, então me desculpe, mas você não teve infância.

Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller’s Day Off – EUA – 1986)

Como é: O gaiato Ferris Bueller (Mathew Broderick) decide cabular aula enrolando os pais, alegando doença, para aproveitar um belo dia de folga junto de sua namorada (Mia Sara) e de seu melhor amigo (Alan Ruck) a bordo de uma Ferrari. Mas o diretor Rooney (Jeffrey Jones), que o odeia, irá fazer de tudo para pegá-lo no flagra.

Por que é clássico: Simplesmente o melhor filme teen dos anos 80! É a obra máxima de John Hughes e cultuado por milhões de nerds no mundo inteiro. Se você já matou algum dia de aula na vida, a identificação é instantânea.

Por que é Sessão da Tarde: Passa todo ano (e eu sempre me esforço ao máximo para assistir na TV, mesmo tendo em DVD). Tudo aqui é Sessão da Tarde: as roupas, os atores, as músicas. A dublagem é simplesmente sensacional. Talvez o único caso da história onde é melhor que o som original.

A Garota de Rosa Shocking (Pretty in Pink – EUA – 1986)

Como é: Andie Walsh (Molly Ringwald) não faz parte da turminha dos mais populares da escola. Ela costuma andar com o figuraça Duckie (Jon Cryer, o Alan da série Two and a Half Men), que é gamado nela desde sempre. Mas aí ela conhece Blane (Andrew McCarthy), rico e popular. Preciso falar mais alguma coisa?

Por que é clássico: Filme teen de high school? Confere. Aquela lenga-lenga da menina outsider que se apaixona pelo popular? Confere. Molly Ringwald no elenco? Confere. É do John Hughes (dessa vez só o roteiro)? Confere.

Por que é Sessão da Tarde: Pelas mesmíssimas razões aí do tópico de cima. Esse é outro que não só vi depois de “véio”, como ainda por cima foi pela TV a cabo. O que definitivamente não é a melhor maneira de assistir a um Sessão da Tarde.

O Rapto do Menino Dourado (The Golden Child – EUA – 1986)

Como é: Eddie Murphy é Chandler Jarrell, detetive particular especializado em crianças desaparecidas que se envolve numa trama mística envolvendo o tal menino dourado, raptado por uma seita para lá de bizarra. Cabe a Jarrell, que é “o escolhido” bem antes do Neo, salvar o fedelho, e por conseqüência, o mundo.

Por que é clássico: Trata-se de um clássico menor, este um filme B mesmo, e uma nova mistura bizarra de comédia, ação e um pouquinho de terror, com efeitos especiais hoje bem ultrapassados.

Por que é Sessão da Tarde: Eddie Murphy, anos 80, reprisado ad infinitum. Encerro meu caso.

Conta Comigo (Stand by Me – EUA – 1986)

Como é: Nos anos 50, quatro moleques se lançam numa jornada para verem o corpo de um menino atropelado por um trem. Durante a viagem, passarão por diversas situações que irão mostrar o que de fato é amizade e os fará amadurecer.

Por que é clássico: Uma das melhores adaptações de Stephen King para o cinema (e supostamente com elementos autobiográficos), nenhum filme retrata o que é a infância e a amizade tão bem quanto este aqui. Muita gente chora ao assistí-lo.

Por que é Sessão da Tarde: Tem o Corey Feldman, agora em papel mais dramático e dessa vez ao lado de um novinho River Phoenix. Mais um que todo ano vai ao ar ao menos uma vez.

Te Pego lá Fora (Three O’Clock High – EUA – 1987)

Como é: O adolescente Jerry Mitchell (Casey Siemaszko) é um cara sossegado. Tudo que ele quer na volta às aulas é ficar em paz. Mas incumbido de escrever uma matéria para o jornal da escola sobre o novo aluno, Buddy Revell (Richard Tyson), comete o grande erro de encostar nele. Acontece que Revell é um brucutu com fama de psicopata, e não gosta que ninguém lhe rele a mão. Aí já era: Buddy informa a Jerry que às três da tarde, quando as aulas terminarem, eles irão brigar. E agora, Jerry?

Por que é clássico: Que nerd nunca teve problemas com o valentão da escola? Identificação imediata. O final é catártico para todos que já foram aporrinhados por um mala sem alça acéfalo.

Por que é Sessão da Tarde: Porque é um típico filme teen de high school, o gênero mais popular nos anos 80 e, por conseqüência, um dos mais exibidos aqui no Brasil. Esse filme passa pelo menos uma vez por ano.

Curso de Verão (Summer School – EUA – 1987)

Como é: Um professor de educação física (Mark Harmon) é obrigado a ministrar um curso de verão (espécie de recuperação) para um bando de alunos bagunceiros e desinteressados. Fazer com que eles não bombem não é uma tarefa fácil.

Por que é clássico: Este é outro clássico menor. Embora também passe pelo menos uma vez por ano, muita gente não tem o mesmo afeto por ele como pelos outros deste guia. Mas para mim é clássico, porque além de ter os dois carinhas fanáticos por O Massacre da Serra Elétrica (um deles gosta de ser chamado de Chainsaw – Serra Elétrica em inglês), seguindo os ensinamentos da película (chutar tudo no “c” na prova) eu entrei em duas faculdades concorridas – a FAAP e a PUC.

Por que é Sessão da Tarde: Mais um exemplar de filmes escolares. Divertido e despretensioso, tudo que um Sessão da Tarde precisa ser.

Namorada de Aluguel (Can’t Buy Me Love – EUA – 1987)

Como é: Ronald Miller (Patrick Dempsey) é um cara nada popular, mas eternamente gamado em sua vizinha, a mais popular da escola. A oportunidade de ouro surge quando ele a livra de uma enrascada e literalmente a aluga. Cindy Mancini (Amanda Peterson) precisa fingir que está de caso com Ronald, pois isso o ajudará a ser mais conhecido na escola.

Por que é clássico: Ora, e quem nunca quis pegar a mina mais bonita do colégio? E por tabela, ainda ficar popular (se bem que isso eu particularmente não acho legal). Em suma, mais um filme de alto teor nerd escolar.

Por que é Sessão da Tarde: Trata-se de mais um filme teen reprisado à exaustão. E embora não seja, parece bastante um filme do John Hughes. Isso basta para preencher esse requisito. Curiosamente, esse é outro que eu só vi depois de velho. Acho que eu não assistia tanta TV quanto imaginava quando era moleque!

Os Garotos Perdidos (The Lost Boys – EUA – 1987)

Como é: Família muda-se para cidade litorânea e o irmão mais jovem (Corey Haim) logo descobre que o lugar é infestado por vampiros. Com a ajuda de dois pretensos caçadores de dentuços (sendo um deles Corey Feldman), a turminha parte para acabar com a praga e salvar seu irmão mais velho (Jason Patric), que fora mordido.

Por que é clássico: Misto de aventura, comédia e terror, mostra que Joel Schumacher, quando não está botando mamilos na roupa do Batman, é capaz de dirigir filmes bem divertidos.

Por que é Sessão da Tarde: Porque tem os dois Coreys (Haim e Feldman), os maiores astros mirins dos anos 80, e juntos com Kiefer Sutherland (que faz o líder da gangue de vampiros adolescentes) quando ele ainda não era Jack Bauer.

Sem Licença Para Dirigir (License to Drive – EUA – 1988)

Como é: Les Anderson (Corey Haim) está louco para tirar sua carteira de motorista, pois para ele, a habilitação é sinônimo de liberdade. Mas o carinha é reprovado no teste teórico. No entanto, surge a oportunidade dele levar a garota dos seus sonhos (Heather Graham, em começo de carreira) num encontro. Para isso, o sujeito sem carteira rouba o carro do avô e se mete numa noite muito longa.

Por que é clássico: Quem nunca sonhou em tirar a carteira de motorista e sair por aí motorizado com a sua garota a tira-colo? O pior era assistir a esse filme com uma baita inveja dos estadunidenses, que podem tirar a habilitação com 16 anos! Infelizmente, para quem mora em uma grande metrópole como São Paulo, o sonho de ter um carro rapidamente se transforma em pesadelo…

Por que é Sessão da Tarde: Novamente tem os dois Coreys e, como já disse antes, eles, ao lado de John Hughes e Molly Ringwald, são os grandes ícones da Sessão da Tarde.

Quero Ser Grande (Big – EUA – 1988)

Como é: Um moleque (Tom Hanks), cansado de ser tratado como criança, vai a um parque de diversões e faz um pedido para uma máquina esquisita. Ele quer ser grande. Para sua surpresa, no dia seguinte ele acorda com um corpo de 30 anos de idade, mas com a mesma mentalidade de antes. E vai descobrir que ser adulto pode não ser tão legal quanto imaginava. (Nota do Corrales: Isso parece a narração de um trailer de filme do Rob Schneider).

Por que é clássico: Porque toda criança, em algum momento, desejou crescer logo para escapar das aporrinhações dos pais e ter mais liberdades. E quando ela finalmente cresce, passa a desejar nunca ter deixado de ser criança!

Por que é Sessão da Tarde: Porque tem Tom Hanks quando era o rei das comédias despretensiosas. Não basta? Ok, então: Tom Hanks, loja de brinquedos, teclado gigante e O Bife. Melhorou?

Esqueceram de Mim (Home Alone – EUA – 1990)

Como é: Moleque chato (Macaulay Culkin) está para viajar no Natal com sua família gigantesca. Mas por uma confusão, é esquecido sozinho em casa. Enquanto se diverte com o lugar inteiro só pra ele e aprende a se virar sozinho, tem de defender seu lar de dois ladrões pés-de-chinelo que estão atacando a vizinhança.

Por que é clássico: Macaulay Culkin surge para o mundo, para o bem ou para o mal. E o diretor Chris Columbus se firma entre os grandes nomes de Hollywood, para o bem ou para o mal. Fez enorme sucesso no cinema, gerando três continuações.

Por que é Sessão da Tarde: O clima de desenho animado em live action é certeiro para torná-lo um dos mais lembrados da época. Praticamente um episódio de Tom & Jerry filmado e um dos últimos exemplares genuínos de Sessão da Tarde, lançado já na virada para os anos 90.

Bill & Ted – Dois Loucos no Tempo (Bill & Ted’s Bogus Journey – EUA – 1991)

Como é: Um tirano do futuro chamado Chuck De Nomolos cria duplicatas robóticas dos adolescentes roqueiros Bill (Alex Winter) e Ted (Keanu Reeves) e os manda ao passado para eliminarem suas contrapartes de carne e osso, na esperança de mudar o futuro. Resta à dupla de amigos dar um jeito de voltar ao mundo dos vivos e destruírem suas imitações malignas.

Por que é clássico: Na verdade esta é a continuação do filme Bill & Ted – Uma Aventura Fantástica, de 1989, onde eles viajam no tempo para fazer um trabalho de história. Vai saber porque o “dois loucos no tempo” ficou para a seqüência, que é mais lembrada que o original, algo um tanto incomum. Tem o Keanu Reeves (ou como um amigo gosta de chamá-lo, Keanus Horríveis) muito antes de sonhar em ser o Neo e o sucesso dos dois filmes gerou um desenho animado do qual eu gostava muito.

Por que é Sessão da Tarde: Uma aventura muito bem-humorada com dois personagens típicos da Sessão da Tarde, os adolescentes fãs de Rock e cabeças de vento, numa trama leve, bobinha, mas bem divertida. Ou seja, ideal para o horário. E, como já disse antes, é reprisado mais vezes que o primeiro filme.

E aí, curtiu? Achou que faltou algum filme ou que alguma película não merecia estar neste guia? No problemo, o espaço de comentários é todo seu.

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